Em uma competição frenética, as marcas mais valiosas do mundo se alternam entre posições do ranking principal. Recentemente, a Amazon superou o Google e a Apple para se tornar a marca mais valiosa do mundo. A empresa transnacional de comércio eletrônico dos Estados Unidos, com sede em Seattle, é avaliada em R$ 1,22 trilhão de reais. Segundo um ranking de empresas globais, isso é mais do que a metade apresentada no ano passado. A Apple vem em segundo lugar, avaliada em aproximadamente R$ 1,20 trilhão, com o Google em terceiro lugar, com aproximadamente R$ 1,19 trilhão de reais. A classificação tem como base a BrandZ Top 100 Most Valuable Global 2019. O ranking foi compilado pela agência de pesquisa WPP e divulgado nesta semana.
As empresas Google e Apple passaram 12 anos juntas no topo da lista, com a primeira ocupando o pódio em 2018. Doreen Wang, chefe global da BrandZ da Kantar, afirmara que o salto da Amazon se deve à venda de uma variedade de serviços.
“O fenomenal crescimento de valor de marca da Amazon de quase R$ 417,67 bilhões no ano passado demonstra como as marcas estão menos ancoradas em categorias e regiões individuais. As fronteiras estão esmaecendo. Enquanto a fluência da tecnologia permite que marcas, como Amazon, Google e Alibaba, ofereçam uma gama de serviços em vários pontos de contato do consumidor”, disse em um comunicado enviado por e-mail à CNBC.
A Amazon vem aumentando os investimentos em uma série de empresas, com a desaceleração de seu core business (parte central do negócio). Isso inclui a start-up de carros autônomos Aurora e a empresa de caminhões elétricos Rivian. Além do mais, ela está expandindo a Amazon Air, sua empreitada envolvendo serviço de entregas “nas alturas”.
E você que os responsáveis pararam por aí? A empresa transnacional comprou a farmácia on-line PillPack por R$ 2,91 bilhões em 2018. No mês passado, incrementou o financiamento de R$ 2,22 bilhões para a Deliveroo, uma empresa de entrega de alimentos.
Vamos falar de fatos. As empresas de tecnologia sempre dominaram o ranking, com a Microsoft assumindo o primeiro lugar quando a BrandZ começou em 2006. Este ano, a Alibaba (avaliada em R$ 507,39 bilhões) ultrapassou a Tencent (R$ 506,23 bilhões) para se tornar a marca chinesa mais valiosa.
Há um total de 15 marcas chinesas no top 100, incluindo a Xiaomi e Meituan. David Roth, presidente da BrandZ, disse que as empresas que se saíram bem foram aquelas que dominaram esse novo modelo de serviços. “As marcas precisam entender o valor que esse tipo de modelo pode criar e abraçar sua abordagem para ter sucesso no futuro”, constatou.
Empreitadas de tecnologia, finanças e varejo dominam o ranking geral das marcas mais valiosas do mundo em 2019. Elas representam mais de dois terços, enquanto os negócios luxuosos perfazem como a categoria que mais cresce ano após ano. Para se qualificar para o ranking, as marcas devem publicar seus resultados financeiros. Confira, a seguir, as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2019:
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