Curiosidades

10 maus hábitos que são associados ao câncer

0

Câncer é o nome que se dá a um conjunto de mais de 100 doenças, que estão relacionadas ao crescimento desordenado e maligno de células que invadem os órgãos e tecidos do corpo, podendo assim se espalhar para outras regiões. As causas da doenças podem estar relacionadas à várias coisas. Entre elas, o meio ambiente, hábitos ou costumes próprios de uma pessoa.

Todo ano, 17 milhões de novos casos de câncer são identificados. E, segundo estimativas, em 2018, 9,6 milhões de pessoas morreram. O lado ruim é que não existe uma forma definitiva de prevenir essa doença. Contudo, algumas mudanças simples no estilo de vida podem diminuir o risco de desenvolver o problema. Falamos alguns maus hábitos que podem estar ligados ao câncer.

1 – Carne no jantar

A proteína parece ser quase obrigatória em quase todas as refeições. Mas segundo pesquisas, publicadas no JNCI Cancer Spectrum, uma dieta ruim pode estar ligada à algumas formas de câncer. O estudo deu ênfase no alto consumo de carnes vermelhas, como as de vaca e de ovelha, o que pode ser um fator de risco em potencial para o câncer colorretal.

2 – Chá quente

O chá é uma tradição em alguns países e várias pessoas relaxam com uma xícara de chá quente. Mas esse hábito pode não ser tão benéfico assim. Um estudo do Diário Internacional do Câncer disse que, se uma pessoa beber 700 mililitros por dia ou mais de chá a uma temperatura a 60º C ou mais, isso pode aumentar o risco de câncer gastroesofágico em cerca de 90%. Uma boa medida pode ser esperar o chá esfriar.

3 – Beber muito

Isso não importa se é vinho ou qualquer outro drink. O abuso de álcool pode desenvolver algum problema de saúde. Segundo a Cancer Research UK, o consumo excessivo de álcool pode aumentar seu risco de câncer na boca, faringe, esôfago, na laringe, mamas, intestino e fígado. Uma coisa vital para manter a saúde é cortar as bebidas.

4 – Tomar aspirina todo dia

Você é uma dessas pessoas que, com qualquer dor de cabeça ou muscular, já vai tomar um remédio? Isso pode ser um mau hábito. A pesquisa da Northwestern University mostra que homens, que tomam aspirinas diariamente, podem ter um risco duplo de desenvolver melanoma, que é um tipo de câncer de pele. Mas, no caso das mulheres, isso já não se aplica.

5 – Sem filtro solar

Como um vídeo viral antigo da internet diz, é preciso passar filtro solar. Os raios UV são perigosos e estão associados ao câncer. Segundo a Sociedade Canadense do Câncer, a exposição ao sol é um dos fatores de risco para a doença. Então, o recomendável é fazer tudo o que se pode para se proteger.

6 – Luz à noite

Sabe aquela luz que você deixa ligada para dormir à meia luz? Ela pode estar ligada ao câncer. A exposição à uma luz suave pode contribuir com a incidência do câncer no seio, segundo um estudo, feito com animais, pela Sociedade Endócrina. Além disso, a pessoa envolvida na pesquisa comprovou a importância de uma rotina de sono à noite e de dormir o suficiente.

7 – Trabalhar demais

O equilíbrio adequado entre as vidas profissional e pessoal é a melhor forma de manter uma melhor saúde e qualidade de vida. Se uma pessoa faz muitas horas extras no trabalho, isso pode ser associado à doenças, como câncer entre as mulheres, segundo mostrado por uma pesquisa da Ohio State University e da Mayo Clinic. O estudo mostra que trabalhar mais de 60 horas pode aumentar o risco de câncer, doenças cardíacas e diabetes.

8 – Exposição à telas

As telas são quase uma constante em nossas vidas. Seja do computador ou da televisão, nós estamos quase sempre na frente de uma tela. Um estudo, que foi publicado no Journal of Medical Internet Research, diz que a exposição excessiva às telas pode ser um fator de risco para desenvolver algumas doenças crônicas e câncer. Mudar o estilo de vida pode diminuir esse risco.

9 – Ficar sentado o dia todo

Se você trabalha o dia todo sentado, é recomendável que você se levante com alguma frequência para circular no ambiente. Uma vida sedentária, ou ficar o dia todo sentado, aumenta o risco de alguns casos de câncer, como diz o Journal of the National Cancer Institute. Ser uma pessoa mais ativa pode melhorar a saúde e diminuir os riscos.

10 – Smartphone na cama

Todos nós mexemos no celular quando estamos deitados na cama. Mas esse hábito é prejudicial à nossa saúde. Segundo um estudo da Sociedade Endócrina, a tela do celular expõe nossos olhos a luz azul à noite e isso pode representar um risco de câncer. É melhor não mexer no celular antes de ir para cama.

Artista muda a etnia das princesas Disney e o resultado é incrível

Matéria anterior

Como é o clima em outros planetas?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar