10 sintomas de câncer que quase ninguém conhece

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      28/01/15 às 11h27

Uma das doenças que mais assustam as pessoas atualmente e que já foi considerado o 'mal do século'. Embora o câncer não seja algo possível de prevenir em alguns casos e mesmo se tratando de um problema silencioso, é possível identificar alguns sinais emitidos pelo corpo de que algo não vai bem. O que acontece, no entanto, é que a maioria das pessoas não sabe fazer essa "leitura corporal" e acabam deixando a doença ir em frente e ganhar força.

Hoje, no entanto, você vai conhecer alguns sintomas aos quais precisa ficar atento. Claro que nenhum deles é uma prova fatal e indiscutível de que você ou algum de seus conhecidos tem câncer, mas pode servir de alerta para alguma doença que também pode ser tratada logo no início, à fim de evitar complicações.

Confira a lista abaixo e não deixe esses sinais do corpo passar em branco:

1. Tosse que não passa ou rouquidão

1

O ato de tossir pode não ser preocupante em alguns casos, mas quando a tosse se torna algo cotidiano e persistente, é melhor ficar atento. O problema pode ser ainda mais grave se as compulsões foram acompanhadas de sangue. Nesse caso, segundo especialistas, existe a chance do paciente estar sofrendo com um câncer de pulmão. Sendo assim um médico precisa ser consultado e exames realizados o quanto antes.

2. Mudanças intestinais persistentes

2

Se você notar uma mudança repentina e persistente no ritmo de funcionamento do seu intestino, fique atento. Observe, por exemplo, se as fezes estão normais (nesse caso vai ser só reflexo de sua alimentação) ou se estão deformadas ou maiores que o normal (esse poderia ser um sinal alarmante).

3. Sangue no xixi

3

Embora possa ser apenas os reflexos de uma infecção urinária aguda, sangue na urina, especialmente se persistir durante muito tempo, pode indicar também câncer de bexiga ou nos rins.

4. Dores persistentes e sem causa aparente

4

Dores sem explicação ou causa aparente, podem ser sinais de alerta. No abdômen feminino, por exemplo, pode ser um sinal de câncer de ovário. Já, no peito, pode ser um sintoma do câncer de pulmão.

5. Perda de peso repentina

5

Embora seja o sonho de toda mulher, a perda de peso repentina e sem qualquer esforço pode ser preocupante. Se isso acontecer repentinamente pode indicar um problema médico sério, como um tumor.

6. Manchas na pele

6

Se não for um hematoma, manchas na pele podem ser sinal de câncer de pele. Analise se não andou se machucando ou se o lugar manchado está sem sensibilidade, por exemplo. Não perca tempo e procure um dermatologista o quanto antes.

7. Sangramento inesperado

8

No caso de mulheres, se houver sangramento fora das regras mensais, é melhor procurar um médico, especialmente se o sangramento não tiver causa aparente e for persistente.  Se o sangramento for pelo reto ou por outras partes do corpo, como gengivas, nariz, entre outras, a preocupação também é válida.

8. Feridas que não cicatrizam

7

Se você não tem problemas com diabetes e, mesmo assim, está com uma ferida que parecem nunca cicatrizar, melhor procurar um profissional da saúde. Não perca tempo, especialmente se o ferimento já estiver aberto há três semanas.

9. Dificuldades ao engolir

9

Se não estiver com inflamações, fique atento, porque o problema pode ser sintoma de câncer de pescoço ou de esôfago.

10. Caroços inexplicáveis sobre a pele

10

Caroços que aparecem aparentemente sem qualquer explicação e que parecem se deslocar de um local para outro, com certeza, são um alerta de que algo vai errado. Se for na mama, então, não perca tempo! Pode não ser nada, mas pode se tratar de um câncer.

Embora não seja um dos assuntos mais agradáveis do mundo, você deveria conferir também essa outra matéria: Um dia toda a população terá câncer.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+