• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 pequenas criaturas que podem ser mais destrutivas do que você imagina

POR Leticia Rocha    EM Natureza      27/08/18 às 15h29

Insetos são tidos como grandes incômodos, mas não como destrutivos. Talvez pelo tamanho, nos enganamos e acabamos subestimando esses pequenos seres vivos, mas eles podem fazer um estrago considerável onde estiverem.

Se liga agora nesses insetos e no quanto eles podem ser destrutivos. E para garantir, é bom sempre manter a casa limpinha e dedetizada para não correr o risco de ser picado, mordido ou pegar alguma doença.

1 - Baratas

 

A baratas carregam bactérias e estão associadas a asma e a alergias. São comumente encontradas em casa, e se não forem combatidas, têm grande capacidade de se reproduzir. Cada fêmea gera até 300 filhotes ao mesmo tempo. Então se a barata da vizinha está em cima da sua cama, chame um dedetizador e põe o lençol para lavar!

2 - Percevejos

Aposto que você não imagina o quanto um pequeno percevejo pode causar danos. Talvez não um, mas uma infestação pode causar reações alérgicas, erupções cutâneas e, por incrível que pareça, pode causar também efeitos psicológicos. Ansiedade, depressão, estresse são males causados por infestações de percevejos.

3 - Besouro Khapra

Esta é uma das pragas mais destrutivas do mundo. Os danos que esse inseto causa atingem principalmente as sementes e grãos armazenados. Dependendo da infestação, o besouro pode estragar até 70% de uma produção.

4 - Cupins

Esses pequenos hospedeiros são apaixonados por madeira e não causam doenças graves ao ser humano. A única relação do inseto a alguma doença é a possibilidade de ter uma reação alérgica. No entanto, o mal que pode causar à mobília e utensílios de madeira é grande. Se atitudes não forem tomadas o mais rápido possível, a pessoa pode perder todos os móveis da casa.

5 - Sapos de cana

Esse sapo não é tão gentil quanto o sapo cururu da beira do rio. Ele está associado ao envenenamento de seres humanos e outros animais, além de ser responsável pela morte de espécies nativas. Isso porque o veneno do animal infecta o predador, que geralmente não resiste.

6 - Gafanhoto

Este gafanhoto tem um poder de destruição terrível quando o assunto é algum tipo de vegetação. O enxame é capaz de consumir toda uma vegetação verde em poucos instantes. Anualmente os agricultores gastam milhões de reais em inseticidas para controlar a infestação do inseto.

7 - Pulgas

Não se engane com o pequeno tamanho do inseto, ele foi responsável pela morte de quase 2/3 da população da Europa, durante a Peste Negra. As pulgas são vetores de bactérias e doenças. Por isso, nada de julgar esse inseto pelo tamanho, ele pode causar grandes danos.

8 - Ratos

Este pequeno animal tem um grande poder de destruição. Se você já teve um na dispensa de casa, sabe do que eu estou falando. Além dos estragos que os roedores podem causar, eles também são transmissores de doenças. Peste bubônica, febre de Lassa, leptospirose e infecção por hantavírus são alguns dos males que podem ser transmitidos.

9 - Aranha Errante

Essa aranha brasileira não só é venenosa, como é também uma das mais venenosas do mundo, reconhecida inclusive pelo Guinness Book of World Records. A aranha é tão perigosa que caso morda um ser humano, pode levá-lo à morte.

10 - Mosquitos

Os mosquitos são de longe os insetos mais destrutivos dessa lista. Eles são os responsáveis por infectar milhões de pessoas anualmente com malária e dengue. Isso sem falar em todas as outras doenças que os mosquitos transmitem, como a zika e febre amarela.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Estudante de Jornalismo, apaixonada por pequi, vendedora de pão de mel e de tudo que colocar na minha mão!
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+