Natureza

Oymyakon: a vila mais fria do planeta Terra

Oymyakon
0

A vila russa chamada de Oymyakon é o lugar habitado mais frio de todo o planeta Terra. Segundo o The Washington Post, no ano de 2013 os termômetros da região registraram – 72 °C, o que corresponde ao recorde de baixas temperaturas da vila.

Na cidadezinha remota, de 920 habitantes, os carros costumam ser mantidos ligados, mesmo que não estejam sendo usados, para que suas baterias não sejam deterioradas pelas baixíssimas temperaturas. Além disso, os veículos não passam a noite fora de casa e as residências costumam ter garagens aquecidas. Os aviões não voam para esta área no inverno, quando são registrados -60 °C.

Oymyakon

Brasil Drummond

Embora as escolas permaneçam abertas à medida que as temperaturas ficam em – 40°C, às vezes precisam ser fechadas devido ao intenso frio, conforme informou a Associated Press. O inverno em Oymyakon promove 21 horas de ausência solar, de modo que, nesse período, o lugar é mergulhado na escuridão. As lágrimas, a barba, os cílios (e tudo que não estiver coberto) congelam em segundos.

Instagram

Localizado no nordeste da Rússia, esse município remoto apresenta um solo permanentemente congelado e o clima frio severo dita quase todos os aspectos da existência dos moradores da vila. O chão da vila é tão congelado que não é possível nem mesmo cavar sepulturas. Se alguém morre, primeiro os moradores de Oymyakon fazem fogueiras para derreter o gelo e, só depois, conseguem furar o solo.

A dieta de inverno é baseada principalmente em carne crua ou congelada, devido à incapacidade de cultivar alimentos em temperaturas tão baixas. Uma das especialidades regionais é a estanganina, uma forma de peixe que é servida crua e congelada, além da carne de rena e do fígado de cavalo cru servido com macarrão.

Apesar de os moradores de Oymyakon estarem acostumados com o frio, isso não impede o clima extremo de ceifar algumas vidas. Durante algumas ondas de frio extremo, de acordo com o Siberian Times, dois homens morreram depois que o carro em que estavam quebrou. Com isso, eles precisaram partir em uma jornada a pé no frio. Os dois foram encontrados congelados por um criador de cavalos que passava pela região.

Amos Chapple

Entretanto, segundo a assessoria de imprensa do governo local, todas as famílias e empresas de Oymyakon possuem geradores de aquecimento central de reserva, de modo que não passam frio dentro de suas casas. Mesmo com as temperaturas baixíssimas, a cidade conta com uma gama de opções de lazer, como café, clubes, bibliotecas, museus, lojas, farmácias e academias.

Fontes: Jornal Ciência e El País

Doutor Estranho 2: Patrick Stewart confirma que ele está no trailer do filme

Artigo anterior

Gripe Espanhola: a festa pós pandemia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido