10 sentidos humanos que são pouco conhecidos mas importantes

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      26/02/15 às 21h45

Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais e mais conhecidos. São eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que tornam possível a interação com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar com o ambiente em que vivemos.

Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores. Estudos afirmam que nós temos 21 sentidos. Essa variedade de sentidos muitas vezes é bastante surpreendente para as pessoas, até que elas percebem que eles são utilizados todos os dias, naturalmente.

Conheça quais são os sentidos que são importantes e que poucas pessoas conhecem:

10. Sensação de plenitude

59

Sabe quando você fica satisfeito após se alimentar? É culpa da sensação de plenitude. Ela é um sentido separado do seu corpo, envolvendo o seu próprio conjunto de receptores sensoriais que informam quando você está satisfeito e precisa parar de comer.

9. Temperatura

50

Apesar de muitos não acharem que é um sentido, ela é sim. Nós temos termorreceptores que detectam o quente e o frio e que auxiliam nossos corpos a ajustar a mudança de temperatura em nosso ambiente.

8. Níveis de oxigênio

51

Também são chamados de quimiorreceptores periféricos. Eles tem como objetivo monitorar o sangue em suas artérias e acompanhar o nível de oxigênio, bem como a quantidade de dióxido de carbono no corpo. Ele alerta seu corpo quando os níveis de dióxido de carbono estão muito altos, permitindo assim que você expire a taxa correta.

7. Zona de disparo do quimiorreceptor emético

52

Esse termo difícil é responsável por se comunicar com drogas ou hormônios transportados pelo corpo através da corrente sanguínea. Ele é o sentido que diz ao seu corpo quando algo não está bem e é necessário vomitar.

6. Senso magnético

53

Este sentimento é mais comum e mais pronunciado entre outros animais, como abelhas, pássaros e até vacas. Ainda existem muitas dúvidas sobre esse sentido que orienta as pessoas sobre o pólo magnético da Terra.

5. Senso vestibular

54

É conhecido como "senso de equilíbrio". É regulado pelo seu ouvido interno, que é a parte do sistema envolvido na audição, e considerado uma sensação completamente separada. Quando você fica bêbado esse sentido é prejudicado.

4. Coceira

55

Embora não pareça, uma coceira não deixa de ser importante, pois envia uma mensagem para o seu corpo de que algo não está totalmente certo com alguma parte de sua pele. A coceira é, basicamente, um sinal do seu corpo para seu cérebro de que você precisa dar uma olhada na área afetada, e descobrir o que está acontecendo.

3. Nocicepção

56

Nocicepção é o sentido que permite que você sinta dor. Alguns sugerem que ela deve ser considerada em conjunto com o tato mas os dois muitas vezes são combinados, e a dor ainda é uma sensação completamente diferente.

2. Passagem de tempo

57

A maioria de nós tem uma boa percepção do tempo, e as pessoas mais jovens são mais precisas nisso. Parte deste sentido é governado pelo núcleo supraquiasmático, o qual controla os ritmos circadianos.

1. Propriocepção

58

A propriocepção é essencialmente o sentido de localização corporal, de saber onde seus braços e pernas estão em relação ao resto do seu corpo. Isto é o que a polícia faz em testes de sobriedade, pedindo para você tentar fazer coisas como tocar o nariz com o dedo. Não são raros os casos, ainda em grande parte um mistério para os médicos, em que as pessoas perdem o seu sentido de propriocepção.

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+