10 técnicas secretas que os policiais usam para detectar mentiras

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      27/02/15 às 20h38

Em determinadas situações é quase impossível ficar a salvo de ter que contar uma "mentirinha". Quando alguém pergunta se estamos bem, por exemplo, na maior parte das vezes costumamos responder que estamos, mesmo que na verdade estejamos um pouco tristes ou chateados.

Por outro lado, existem as mentiras, digamos, maiores. Que podem representar um desvio de índole ou que estão querendo esconder algo um pouco mais sério de você. Para evitar que as pessoas escondam algo que é preciso saber, como um crime, por exemplo, a polícia desenvolveu algumas técnicas para detectar mentiras sem ter que colocar o suspeito numa máquina da verdade.

1. Desviar o olhar

o1

Os policiais afirmam que quando a pessoa está mentindo, ela tem uma dificuldade enorme de manter o contato visual com seu interlocutor. Por isso, ela acaba desviando o olhar.

2. Olhar fixamente

o2

Existem pessoas que já sabem que desviar o olhar é sinal de mentira, por isso elas tentam olhar de maneira fixa, sem desvios. No entando, como o desconforto da mentira continua, ela acaba não agindo naturalmente e mantêm o olhar fixo demais em alguém ou em alguma coisa, o que acaba sendo um indicador de mentiras.

3. Piscar demais

o3

Piscadas longas e mais frequentes que o normal também costuma ser um sinal de mentira, já que se trata de uma espécie de negação corporal ao que está sendo dito.

4. Voz inconstante

o4

Se o tom de voz da pessoa estiver variando o tempo todo, fique atento porque ela pode estar mentindo. Normalmente quando isso acontece a voz também tende a ficar trêmula e falta fluidez. Porque a pessoa não tem total segurança sobre o que está falando. Além disso, é comum a pessoa começar a falar "para dentro".

5. Mão agitadas

o5

Além de deixar mãos e pés gelados e trêmulos, contar uma mentira também pode deixar as mãos agitadas.

6. Rosto vermelho

6

Por causa do nervosismo, a pessoa pode ficar um pouco mais pálida que o normal ou mesmo apresentar uma aparência mais avermelhada no rosto. Além disso, suar muito também pode ser um mau sinal.

7. Fala desconexa

o7

Falar demais, dar muitas explicações não pedidas ou dar muitas voltas até chegar ao ponto crucial da conversa é um dos maiores indícios de que uma mentira está sendo contada.

8. Pausas indesejadas

o8

Quando alguém está mentindo, a conversa pode ir fluindo bem até chegar a um ponto em que a pessoa para, porque já não sabe mais o que falar, fazendo pausas desconsertantes e indesejáveis.

9. Mãos no bolso

o9

Além de ser um sinal de desconforto, segundo as técnicas policiais, colocar a mão no bolso é sinal de que a pessoa quer esconder algo e está se fechando para dar ou receber informações. Ao contrário disso, alguém contando uma história com as palmas das mãos abertas e voltadas para cima costuma ser um sinal de história verdadeira, uma vez que esse gesto indica tranquilidade e conforto com a situação.

10. Olhar para o lado esquerdo

APNYCN

O lado esquerdo do cérebro está ligado diretamente à criatividade. Sendo assim, quando uma pessoa conta uma mentira, ela não consegue ficar sem olhar várias vezes para o lado esquerdo instintivamente.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+