Curiosidades

Whisky mais antigo do mundo, de 81 anos, será vendido por R$ 653 mil

0

Desde os primórdios da nossa civilização o álcool é consumido, principalmente pelos efeitos que pode gerar no organismo humano. Ainda hoje é uma das opções mais procuradas para quem quer relaxar, esquecer os problemas ou simplesmente se divertir com os amigos. Dentre as opções de bebidas, muita gente gosta de whisky.

As pessoas que apreciam a bebida dizem que a idade do whisky é um fator importante para seu gosto. Tanto que, muitas pessoas nem bebem um whisky que contenha menos menos de oito anos.

O fator idade, nesse caso, é bem importante. Isso porque para que a bebida seja considerada um whisky é preciso que ela tenha, pelo menos, três anos de amadurecimento. Contudo, os whiskies de três anos não costumam agradar aos consumidores. Até porque, eles possuem maior sabor metálico, sendo desagradável ao paladar.

Whisky

Empório museu da gula

Nesse sentido, para que a bebida perca esse sabor metálico é necessário o amadurecimento nos barris. Como resultado, quanto mais velho, mais agradável é o sabor, já que o whisky se torna mais amadeirado por conta do barril que está o armazenando.

Ademais, a qualidade da bebida do barril em que ela é armazenada durante a maturação também tem um papel importante na qualidade da bebida, uma vez que o álcool presente no whisky absorverá o sabor da madeira do barril. Isso faz com que a escolha da madeira também tenha que ser levada em consideração na hora de produzir uma bebida de qualidade.

Mais antigo

Mixology news

Para um whisky ser visto como bom ele precisa ter pelo menos oito anos. Nessa semana, a Macallan apresentou o Macallan Reach, o whisky mais antigo do mundo. Ele tem esse título porque passou por um processo de envelhecimento de 81 anos. Com isso, a bebida chegou a ter notas de caramelo, geleia de amora, alcaçuz, gengibre cristalizado, noz-moscada, abacaxi e nozes.

Por ser o whisky mais antigo do mundo seu valor é bem alto. De acordo com a revista Travel and Leisure, cada uma das 288 garrafas escocesas produzidas dessa bebida devem chegar ao mercado custando aproximadamente 653 mil reais.

O Macallan Reach é somente um ano mais velho do que o whisky que era considerado o mais antigo anteriormente, o Glenlivet Decanter nº1. Ele foi destilado em 1940 e envelhecido por 80 anos antes de ser engarrafado e vendido por 1,08 milhão de reais em um leilão em 2021.

Luxo

Istoé dinheiro

Quem comprar o Macallan Reach, além de ter o whiksy mais antigo do mundo, também terá um decanter envolto por uma escultura de bronze em forma de mãos, criada pela escultora escocesa Saskia Robinson. Esse design faz referência ao esforço colaborativo de várias mãos para que a bebida fosse criada, visto que sua criação foi na época da Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Istoé Dinheiro

Imagens: Empório Museu da Gula, Mixology news, Istoé dinheiro

Confira o impressionante antes e depois dos participantes do BBB 22

Matéria anterior

Príncipe Harry assume ter síndrome de burnout

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos