10 termos científicos que você pode estar usando errado

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      09/12/14 às 20h32

Termos e jargões científicos são ótimos para quem quer mais cultura e até em conversas informais, mas a popularização destes para o senso comum muitas vezes acaba gerando erros gramaticais e sinônimos que não existem.

Pra evitar fazer feio quando estiver conversando com um professor ou respondendo um prova, aprenda aqui 10 termos científicos que você pode estar usando erroneamente:

Meteoro, meteorito e asteroide

maxresdefault

Enquanto o primeiro trata de objetos que entram na atmosfera do planeta, fazendo a "cauda" clássica de uma estrela cadente. Meteorito é o nome da rocha que compõe a massa do meteoro, enquanto asteroide é um pedaço grande de rocha - de onde saem pedaços menores, os meteoritos - que ficam circulando no espaço, geralmente entre Júpiter e Marte.

Micróbios

microbio

Usados muitas vezes no lugar da palavra "vírus" para fazer referência à organismos microscópicos maléficos para a saúde humana, na verdade a classe de seres é essencial para a nossa sobrevivência, ajudando em processos do organismo como a digestão - há em torno de 10 micróbios por célula em nosso corpo. Entre os micróbios, também, estão seres visíveis, como fungos e bactérias.

Tóxico x Venenoso

394801

Enquanto a intoxicação está associada ao consumo por ingestão ou toque, passivo, o venenoso se aplica para animais que injetam suas toxinas através de picadas, como aranhas e cobras.

Fósseis

fossil_treasure

Não são apenas ossos e pedaços de animais, mas qualquer objeto que resista ao tempo e ajude a remontar o período em que existiu. Aí, podem entrar plantas, órgãos, ninhos e até pegadas.

Hominini x hominídeo

??????

Grupo de primatas que deu origem à humanidade, teve seus primeiros fósseis descobertos em 1856 e são um dos pontos mais longínquos do aparecimento do Homo sapiens. Habitavam a Terra há 6~7 milhões de anos. Quando você quiser dizer "hominídeos" para se referir às espécies pré-sapiens, prefira esse termo, que designa justamente esse estágio de desenvolvimento de nossa espécie.

Ancestral comum

great_ape_tree_crop-300x226

Ainda no assunto, quando você diz que os "macacos são o ancestral comum" dos humanos, querendo dizer que evoluímos diretamente deles, está novamente errado. Ancestral comum quer dizer que duas espécies foram originadas de uma terceira, anterior, assim como tanto os chimpanzés quanto os humanos vieram dos hominini, seu ancestral-comum.

Teorias

Editorial_cartoon_depicting_Charles_Darwin_as_an_ape_(1871)

Quando se diz "Teoria da Evolução" ou "Teoria da Gravidade", isso não quer dizer que elas sejam somente especulações. Entretanto, como é impossível recriá-las e analisar seu início histórico (como o surgimento da vida ou da gravidade), são chamadas de teoria - o que significa que são consideradas oficiais pela Ciência, mas impossíveis de serem estudadas em seu contexto de criação.

Dinossauros não existem

Galinha

Apesar do T-Rex e outros monstros terem sumido com o impacto de um meteoro gigantesco, seus descendentes ainda estão bem vivos, sejam eles répteis ou pássaros. Por isso, desde as pombas até os condores, na verdade os desbravadores dos céus têm origem nos dinossauros. Um dos mais famosos que você provavelmente conhece é esse temível predador da foto.

Pterossauros & Pterodáctilos

pteranodonSD

Da mesma forma, apesar do nome, esses répteis voadores têm mais em comum com os pássaros que com os seus primos andantes, não fazendo parte realmente do grupo conhecido como "dinossauros".

Anos-luz

1e15m_comparison_cat's_eye_nebula_barnard_68_one_light_year

Não é uma medida de tempo, e sim de distância: refere-se ao tempo que a luz viaja em um ano, ou 9,4605284 × 1015 metros, se você gosta de números que dão medo.

 

Aproveite e aprenda aqui outras coisas que certamente a escola te ensinou errado.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+