CuriosidadesHistória

Fatos estranhos sobre “Senhor dos Aneis” não explicados pelos filmes

0

Senhor dos Aneis é uma franquia famosíssima desde muito antes dos duvidosos filmes lançados sobre a série, que são considerados de longe inferiores aos livros em riqueza de detalhes e construção de personagens. Apesar disso, não é só nos filmes que a história – talvez por sua magnitude – tem buracos.

Na verdade, existem vários momentos abordados pelo filme e pelos livros que ficam um tanto em aberto, e discutiremos 10 deles a seguir com vocês:

Gandalf x Sauron

041

Talvez a batalha mais esperada e jamais ocorrida na série, o que aconteceria se Gandalf ou Sauron duelassem, em especial se um deles tivesse o Anel? De acordo com Tolkien, que foi longamente questionado acerca disso pelos fãs, explicou que mesmo que Gandalf estivsse com o Anel, esse ainda pertenceria a Sauron, e portanto deixaria a batalha quase-equilibrada, mas pendendo para o lado do necromante.

Por outro lado, Sauron estava enfraquecido e Gandalf não, mas esse seria um problema: se o mago vencesse a batalha, provavelmente o poder conquistado seria grande demais e ele se tornaria, também, uma força maligna – e por isso mesmo, desde o início recusou o anel.

Os outros aneis…

031

Na verdade, apesar do anel da saga ser o “Um Anel”, ou seja, o mais forte, existiam outros 19 aneis, que realizavam desejos. Entre eles, 7 deixados para os anões, como Thrain e Thorin Escudo-de-carvalho. Entre esses aneis, há poderes como a invisibilidade e a capacidade de juntar riqueza rápido, mas sempre um desfecho trágico: a maioria dos anões-reis morreu de forma cruel e maníaca, assim como muitos dos anões que tentaram recuperar esses objetos.

Mesmo sem o anel, não há envelhecimento

021

Apesar de Bilbo ter parado de usar o anel, seu envelhecimento continuou vagaroso, algo que também afetou Gollum, que aparece basicamente com a mesma idade tanto no Hobbit quanto em O Senhor dos Aneis, que têm uma diferença de 80 anos entre si. Lembrando que em O Hobbit, Gollum já tinha 500 anos.

Sauron não fica invisível com seu anel

011

Quando algum dos hobbits põe o anel,  há invisibilidade, mas não com o mestre das trevas. Entretanto, Sauron é um “Maia” (espécie de ser divino, como um anjo), como Gandalf, seres que habitam ao mesmo tempo  o mundo espiritual e material.

Na verdade, o anel simplesmente transporta os seres de um plano para o outro, mas como Sauron já existe nos dois, a invisibilidade não lhe é garantida – o que explica, também, porque Sauron não é consumido pelo poder negro do anel ao usá-lo.

Beowulf

10

Apesar de no Brasil o conto ter ficado mais famoso pelo filme, essa lenda nórdica é antiquíssima e conta a história de um heroi viking que precisa superar suas limitações antes de matar um dragão que atormenta seu vilarejo, um conto que se tornou popular nos EUA graças a Tolkien. Por sua vez, o autor usou o conto como base para o embate entre humanos e “monstros”, que representariam dilemas internos humanos, como a violência, a sede cega pelo poder e o egoísmo. Da mesma forma, os hobbits da Terra Média precisam enfrentam a sua própria cobiça e resistir ao anel antes de serem presenteados pelos elfos com a imortalidade.

Senhor dos aneis, uma obra nazi?

09

Apesar de não ter sido feito com esse intuito, supremacistas brancos gostam da obra de Tolkien, pois associam a obra com a valorização da “supremacia branca”. Isso porque os herois da obra são causasianos, que lutam contra o “senhor negro” Sauron e os orcs, que seriam uma versão estilizada dos africanos. Obviamente, o autor não concordava com essa interpretação.

A Terra-Média é plana

08

Como explicado no Silmarillion, a Terra Média é plana, e por isso, qualquer um poderia essencialmente simplesmente chegar às Terras Imortais e se tornar imortal. Na verdade, essa malandragem chegou a ser feita pelos humanos de Numenor (que haviam prometido não fazer isso), o que enfureceu o deus Illuvatar, que fez naufragarem todos seus navios. Depois disso, fez com que a navegação até as Terras fosse impossível, a não ser para seus escolhidos.

Metáforas inexplicadas

07

De acordo com muita gente, o livro não era metafórico, e sim uma alegoria à Segunda Guerra Mundial, de forma que Sauron seria Hitler ou Mussolini, e o anel seria a bomba atômica. Tolkien jamais confirmou essa versão, e explicou que não gostava de metáforas diretas. Ao invés disso, preferia criar uma narrativa com elementos históricos, que poderiam ensinar valores a seus leitores sendo eles reais ou não.

Bromance

06

A improvável amizade entre Gimli e Legolas mostra não apenas que é possível para raças diferentes criar laços, mas também ficarem juntas para sempre: com o fim da saga e a destruição do Um Anel, ambos vão para as Terras Imortais,  o que literalmente significa que eles serão miguxos para sempre.

Orcs, o que eles são?

05

 

De acordo com Tolkien, orcs seriam elfos corrompidos, e não uma raça à parte, e teriam sido modificados por Sauron, que era incapaz de criar vida, mas capaz de modificar seres existentes. Entretanto, onde estão os orcs mulheres? Como eles se reproduzem? O que eles comem? Por que nunca vemos bebês ou crianças orc, e eles não deveriam nascer como elfos?

Ideias e invenções que parecem modernas mas são antigas

Artigo anterior

10 termos científicos que você pode estar usando errado

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido