11 fotos inocentes que foram censuradas pelo Facebook

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      28/04/15 às 20h31

O Facebook possui as suas próprias regras de conduta. O usuário da rede social não pode, por exemplo, incentivar a violência, incentivar práticas de auto-flagelação, incentivar o abuso de drogas, o bullying, assédio, entre outras coisas.

Todo o conteúdo, como fotos ou vídeos, que ferem essas regras estabelecidas, costumam ser retiradas de circulação. No entanto, há casos de imagens censuradas que aparentemente não ferem essas regras de conduta. Veja algumas delas:

1. Mulher pela metade

f1

O Facebook excluiu uma foto de uma mulher que foi cortada digitalmente mostrando seus seios e bumbum separadamente. O fato ocorreu depois que, em 2012, a revista masculina australiana Zoo Weekly postou a foto da mulher cortada ao meio com a pergunta:"Esquerda ou direita?".

A intenção da revista era criar uma espécie de jogo em que os leitores eram convidados a escolher o que preferem, seios ou bumbum.

2. Cotovelos não!

f2

O Facebook tem algo contra cotovelos, pelo menos os que lembram um pouco os seios nus. Essa foi a conclusão de um recente experimento realizado por algumas pessoas que se propuseram a mostrar o erro do "censor de descumprimento de regras" da rede social.

Uma foto que mostrava uma mulher em uma banheira com os cotovelos apoiados nas laterais foi postada no Facebook. No entanto, à primeira vista, um dos cotovelos podem ser confundidos com seios.

Num período de 24 horas, a foto foi removida e um e-mail foi enviado notificando o grupo que a  imagem tinha violado a Declaração de Direitos e Responsabilidades do site. Depois de perceber o erro, o Facebook enviou uma declaração  pedindo desculpas.

3. Bebê com anencefalia

f3

Uma mãe está exigindo respostas do Facebook sobre o porquê de as fotos de seu filho terem sido censuradas da página. O bebê nasceu com uma deficiência congênita rara e foi completamente proibida do site.

Grayson James Walker nasceu em Memphis, nos Estados Unidos, em 15 de fevereiro de 2012 com anencefalia, um defeito do tubo neural que faz com que o bebê nasça sem partes do cérebro e do crânio.

Depois de postar repetidamente a foto, e ter a imagem retirada do seu perfil todas as vezes, a conta da mãe foi desativada temporariamente. Heather disse que ela não tem ideia de qual categoria de proibição a imagem de seu filho se enquadra.

4. Bem-vindo a Effin!

f4

O Facebook proibiu o nome de uma cidade irlandesa, considerada como "ofensiva". A cidade, Effin, tem a mesma grafia que um palavrão comum nos Estados Unidos, mas na verdade é um lugar real no condado de Limerick, na Irlanda, que já existe há centenas de anos.

Na verdade, o nome vem da pronúncia irlandesa de Saint Eimhin, um bispo importante da história cristã irlandesa. Ann Marie Kennedy, da Universidade de Limericktem, tem feito campanha para que sua cidade natal seja reconhecida pela rede social.

5. Crianças com síndrome de Down

f5

Uma mulher norte-americana foi banida do Facebook depois que ela postou fotos de seu filho com Síndrome de Down. A rede social, que chamou as imagens de "inadequadas", já se desculpou.

Diana Cornwell, da Carolina do Norte, postou as fotos de seu filho de sete anos, competindo em um evento local da Special Olympics no Facebook. Quando ela acessou sua conta no site novamente, recebeu mensagens da equipe de monitoramento do site, dizendo que as imagens violaram o acordo de usuário.

A conta de Cornwell foi desativada por três dias até que ela tirou as fotos que tinha postado.

6. Menina fingindo amamentar

f6

Uma mãe foi censurada no Facebook depois que ela postou uma foto de suas filhas, em que a mais velha fingia amamentar a mais nova. A foto foi postada por Lauren Ferrari de Seattle, nos Estados Unidos.

Na foto a sua filha de cinco anos de idade, finge  amamentar a sua irmã mais nova. Em poucas horas, a foto desapareceu e o Facebook disse que ela violava os padrões da empresa.

7. Homens se beijando

f7

Uma imagem de dois homens se beijando foi removida pelo Facebook por violar um código de restrição imagens. Um fotógrafo espanhol bastante conhecido, chamado Juan Hidalgo, tirou a foto para a Festival Visible, um festival internacional de cultura LGBT que acontece em Madri.

No lugar da imagem, foi colocada uma versão "censurada" da imagem , mostrada acima. Mais tarde, um porta-voz do Facebook disse que a foto original foi restaurada.

"Após investigação, concluiu-se a imagem não viola nossas diretrizes e foi removida por um erro. O anúncio está funcionando agora e pedimos desculpas pelo inconveniente ", afirmou o porta voz.

8. Meninos fazendo xixi

f8

Quando um menino de 4 anos e seu amigo decidem abaixar as calças e fazer xixi no muro do quintal, o que você faz? Uma mãe decidiu registar o momento com uma câmera e postar no Facebook.

O Facebook contactou a mulher e pediu que ela removesse a foto porque era uma violação dos seus termos de serviço.

9. Mulher amamentando

f9

O Facebook foi bastante criticado por proibir fotos de mães amamentando seus filhos, o popular site de relacionamentos teria removido repetidamente três pinturas de mães que amamentam postadas pela artista Kate Hansen.

O Facebook respondeu à artista, dizendo que pinturas foram removidas "acidentalmente".

10. Mãe amamentando o seu bebê

f10

Mais uma vez, outra foto de amamentação foi censurada no Facebook. A imagem mostra uma mãe amamentando o seu bebê.

11. Gordurinhas

f11

Além de não gostar de mães amamentando, aparentemente o Facebook também não gosta de gordurinhas. A imagem acima também foi censurada na rede social.

 

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+