12 coisas que você aprendeu errado durante sua vida

POR Magno Oliver    EM História      02/07/15 às 15h38

As pessoas aprendem coisas no decorrer de suas vidas que muita informação que alguém um dia afirmou ser verdade absoluta pode nem ser o correto que se aprende por aí. Muitas das vezes, o que aprendemos por aí, na realidade estava errado. Talvez o que ensinam a você desde criança pode ser um conhecimento ou informação que foi repassada de geração em geração errada ou com um conceito diferente do que se é o mais "certo" a ser usado.

Pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos criamos uma listinha que vai te esclarecer a cerca de algumas coisas que você aprendeu errado seja no decorrer da sua vida, no colégio, em casa, pelos seus pais, amigos ou qualquer outro ambiente ou pessoa que tenha transmitido algum tipo de conhecimento a alguém.

Muita coisa vai mudar a respeito do que você sabia, heim!

1 - Papai noel não vem do polo norte

Finlandia-Papa-Noel-2

Essa vai te deixar um pouco espantado. O verdadeiro Papai Noel, vulgo São Nicolau, é da Turquia, onde neve e renas não existem.

 

2 - O número da besta é 666

mundo-fim-1 - Copia

 

Pesquisadores do Museu Ashmolean, de Oxford, descobriram erros cometidos na tradução dos papiros de Oxyrhynchus. Esses documentos guardam o texto original do Apocalipse de São João. O número é 616, citado pelo apóstolo como marca do anticristo.

 

3 - As Ilhas Canárias possuem esse nome por conta dos pássaros

 

mastim4

Nada de pássaros, nada de canários ou aves. O motivo do nome foi por conta de dois cães. De acordo com o historiador Plínio el Viejo, a região foi batizada em homenagem a dois cachorros da raça mastin que foram capturados durante uma expedição.

4 - A cor do universo não é preta

This artist

Esse é mais um ensinamento que você adquiriu em algum momento da sua vida que será desconstruído agora. Você pode até achar que a cor do universo é preta e, se pensou, não é bem isso. Os cientistas determinaram a cor real do universo, sendo uma espécie de bege. A descoberta foi feita por um par de astrofísicos britânicos da Universidade Johns Hopkins.

5 - O baseball não foi inventado nos Estados Unidos

baseball-pic3222223

Apesar da enorme popularidade e o grande número de adeptos, o baseball era um passatempo consistido em bater em uma bola de resina com um tronco de madeira seguida de uma dança chamada areito, chamado de batos. O esporte que utiliza um taco para rebater a bola branca foi criado em Cuba.

6 - Não tem cor e sabor a água

316

A água é um dos bens mais preciosos e mais utilizados pelas pessoas de todo o mundo. E desde os tempos de escola aprendemos que ela é um líquido que não contém cor, cheiro e menos ainda sabor. A realidade não é bem essa, a água possui um certo sabor puxado para o tom adocicado. Seja ela do mar, seja a de casa mesmo, o líquido tem em sua composição íons que dão um toque levemente azulado e um sabor adocicado e refrescante. A única modalidade da água que não possui cor, gosto ou cheiro realmente é a água destilada, por ser pura em nível de 100%.

 

7 - A montanha mais alta do mundo é o Everest

mount-everest

O pico tibetano mede "apenas" 8.848 metros, o que é pouco quando compara ao tamanho do Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge do Pacífico. Embora apenas 4.205 metros do seu tamanho se projetem acima do nível do mar, a maior parte da estrutura (cerca de 6 mil metros) fica escondida embaixo da água do mar. No total, são quase 2 mil metros a mais que o Everest.

8 - A cor do planeta vermelho

planeta_marte717828

Muito se fala que a cor de Marte ou o seu aspecto é de tom avermelhado. Cientistas argumentam que a NASA tem manipulado a cor das imagens de Marte para que o  planeta pareça vermelho, laranja e rosa, em uma tentativa de mascarar uma "possível vida alienígena". A poeira na atmosfera dispersa as partículas de luz vermelha, fazendo com que o céu também fique com o aspecto em vermelho. A aparência avermelhada de Marte, quando o enxergamos por meio de um telescópio, acontece por conta do acúmulo de poeira.

9 - Dormir rodeado de plantas

Decoração-com-folhagens-naturais-02

As plantas liberam oxigênio e consomem gás carbônico. Isso é fato. E muita gente acredita que a quantidade de emissão pode chegar a causar algum dano físico ou psicológico a quem dorme em casa com o ambiente rodeado de plantas. Mas a verdade é que a quantidade de gás que é liberada é tão pequena que para que uma pessoa chegue perto de ter algum tipo de dano à saúde, seria necessário muitas plantas ao redor e um local muito fechado para que você sofra algum tipo de consequência.

10 - A origem do Champanhe

shamppis

O Champagne é um vinho espumante originário da região de Champagne. E mesmo sendo uma descoberta feita pelo monge Dom Pérignon, a bebida originou-se dos povos germânicos burgúndios, que levaram a iguaria para a França. O crédito que muitos apreciadores e comerciantes dão a Perignon é apenas pelo simples fato de ele ter refinado o espumante.

11 - O primeiro animal no espaço

Laika

Muitos animais já fizeram um passeio no espaço. Tartarugas, aranhas, macacos, cachorros e até moscas já foram parar lá. O imaginário popular tem como lembrança de que o primeiro tripulante não humano no espaço foi a cachorrinha Laika. Na verdade, não foi ela a protagonista dessa chegada histórica lá em cima. O primeiro animalzinho a conhecer o espaço foi uma simples mosca de fruta. Tripulantes norte-americanos enviaram para fora de órbita, em um foguete V-2, o pequeno inseto, tirando a ideia de pódio de chegada de Laika.

12 - O ponto de ebulição da água é 100ºC

c6a5e631489824a3828de1867d879a8e

Essa marca de 100ºC só diz respeito apenas ao ponto de ebulição da água apenas em nível do mar. Mas não funciona bem assim. Pois quanto maior a altitude, a temperatura necessária para a fervura da água será menor.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+