• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

12 coisas que você não sabia sobre a CIA

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      10/09/18 às 16h30

O governo americano é extremamente visado por malfeitores do mundo inteiro. Por esse motivo, algumas precauções devem ser tomadas para manter tudo em ordem. Eles contam com um dos policiamentos mais temidos do mundo, o FBI. Além do FBI, existe a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos). A organização é a principal responsável por investigar e fornecer as informações de segurança nacional para os senadores do país. Além disso, a CIA também se engaja em atividades secretas a mando do presidente do país. A principal função do grupo é coletar informações sobre governos estrangeiros, corporações e indivíduos em si.

A agência ainda realiza operações clandestinas e ações paramilitares, exercendo muita influência na política externa da sua Divisão de Atividades Especiais. No entanto, há muita coisa secreta que jamais imaginamos. Pensando nisso, resolvemos trazer essa lista bastante curiosa. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas coisas que você provavelmente não sabia sobre a CIA. Aproveite desde já para compartilhar com seus amigos para que eles possam saber dos "segredos" da agência. Agora, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

Curiosidades sobre a CIA

1 - Em 1962, a agência avisou o serviço de inteligência da África do Sul sobre onde Nelson Mandela estava. Isso o levou à prisão por 27 anos.

2 - A CIA depôs um presidente guatemalteco em 1954. O governante foi eleito democraticamente e, no seu lugar, entrou um ditador.

3 - A Starbucks na sede da CIA é proibida de receber nomes para pedidos.

4 - A agência contratou um mágico para treinar seus agentes em técnicas e truques para uso em seus experimentos de LSD.

5 - Existe uma escultura criptografada chamada "kryptos". Ela está localizada na sede da CIA desde 1990 e ainda não foi totalmente decifrada.

6 - Em um programa chamado "operação Fênix" da CIA no Vietnã do Sul, executou-se secretamente, sem julgamento pelo menos 20.000 civis. Isso porque eles eram suspeitos de pertencerem ao Partido Comunista.

7 - A empresa já possuiu uma corporação fictícia chamada "Air America". Esta operava como uma companhia aérea civil, mas era usada para conduzir operações militares.

8 - A Área 51 teve sua existência reconhecida publicamente pela CIA em 2013.

9 - O lema oficial da CIA é: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".

10 - A CIA forneceu a Dalai Lana US$ 1,7 milhão por ano com o objetivo de lançar operações de guerrilha contra os chineses.

11 - A CIA tentou, na década de 1950, assassinar Fidel Castro colocando um charuto explosivo em seu suprimento particular.

12 - Durante a "Guerra Secreta", a CIA recrutou 50% da população Hmong para defender os Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Após isso, eles foram totalmente abandonados.

E aí, o que você achou de tudo isso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+