• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


12 perguntas que os médicos usam para descobrir se você é sociopata

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      19/05/16 às 16h34

Você sabe o que é Sociopatia? Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre a diferença entre a Psicopatia e a Sociopatia. Para ficar claro, ambos possuem inúmeras características em comum, como por exemplo: falta de empatia e remorso, não sentem culpa, nem capacidade de assumir a responsabilidade por seus atos, não se importam e, muito menos, seguem as convenções e leis sociais, e possuem uma inclinação à violência, mas essa última depende de outros fatores.

As principais diferenças entre um sociopata e um psicopata se dão pelo comportamento. No primeiro caso, eles tendem a ser emocionalmente instáveis e impulsivos, possuem um comportamento irregular, normalmente não fazem planejamento e por essa falta de "organização" acabam deixando muito mais pistas, quando cometem um crime (violento ou não), por exemplo.

Ao contrário, os psicopatas são extremamente frios e cautelosos, planejam cada passo cautelosamente e analisam todas as possibilidades de riscos, evitando serem pegos. A "falta" de sentimentos fazem com que eles não se deixem levar pelo calor do momento, sendo capazes de cometer um crime e não ficarem desesperados ao pensarem que podem ser pegos.

Ainda existem inúmeras discussões sobre a questão de os psicopatas e sociopatas serem inseridos em uma única esfera, sem diferenciações. A única coisa que, até agora, está cientificamente comprovada é que os sociopatas assim o são por consequência de fatores externos, como lesão cerebral, negligência ou abuso durante a infância. Já os psicopatas são assim definidos por ser considerada uma condição hereditária.

Agora, para saber se uma pessoa é sociopata, os psiquiatras e psicólogos fazem uma série de perguntas para identificar o perfil do paciente e assim saber em qual perfil ele se enquadra. Algumas das perguntas são:

1. Possui dificuldade em concretizar os planos que traçou?

01.

Um dos grande problemas para os sociopatas em conseguirem ir até o fim com seus planos, é de que eles precisam ser feitos à longo prazo e para isso requerem convivência e obrigações ao lado de outras pessoas por muito tempo.

2. Faz ameaças de que vai se matar mas, são falsas?

02.

A dramaticidade é uma das grandes características dos sociopatas.

3. Precisa fingir reações?

03.

Os sociopatas precisam fingir reações e sentimentos para serem aceitos socialmente, quando o fazem utilizam de suas habilidades para não serem "desmascarados".

4. Consegue responder à emoções?

04.

Como dissemos acima, os sociopatas não sentem emoções, pelo menos não como a maioria das pessoas. E, por isso, não conseguem corresponder da forma esperada.

5. Os erros ensinam algo?

05.

Não! Para os sociopatas os errar significa nada. Por acreditarem ser mais inteligentes que as outras pessoas, não se importam em cometer os mesmo erros.

6. Sente vergonha ou remorso?

Couple fighting

São pessoas que não tem senso social, por isso não sentem remorso ou vergonha de suas ações.

7. É nervoso ou tem neuroses?

07.

Os sociopatas, apesar de não tanto quanto os psicopatas, também são pessoas calculistas, e em quesitos sociais não deixam que seus nervos se alterem.

8. Se acha superficialmente charmoso e inteligente?

SUITS -- "Blogger Set Visit" -- Pictured: -- (Photo by: Ben Mark Holzberg/USA Network)

Sim, eles acreditam serem melhores que qualquer outra pessoa.

9. É anti social, mas não tem motivos para isso?

BURBANK - NOVEMBER 17: "The Psychic Vortex -- While Koothrappali (Kunal Nayyar, left) and Sheldon (Jim Parsons, right) attend a university mixer, Leonard is upset to discover that Penny believes in psychics, on THE BIG BANG THEORY, Monday, Jan. 11 (9:30-10:00 PM, ET/PT) on the CBS Television Network. (Photo by Sonja Flemming/CBS via Getty Images)

Normalmente, o que acontece é que eles são racionalmente desmotivados a confraternizarem com outras pessoas.

10. Se acha patologicamente incapacitado de amar?

10.

É, os sociopatas acreditam que sim, eles são extremamente egocêntricos.

11. Possui dificuldade em refletir?

11

Apesar de serem super racionais, não tem o costume de parar para pensar em suas ações e reações e acabam por "magoar" ou até de coisas piores a quem não tinha intenção.

12. Adora festas?

12.

Ao que indicam algumas pesquisas, essas pessoas tem muita facilidade em se "infiltrarem" em festas, principalmente por causa de seu charme nato. Assim como as relações sexuais que são sempre esporádicas e com total falta de sentimento.

Bem pessoal, por hora é só. O que acham dessas perguntas, será que você é um sociopata ou conhece algum? Ah, caso tenha interesse em saber um pouco mais sobre os psicopatas  confira um vídeo sobre Como identificar um psicopata, no canal do YouTube da Fatos Desconhecidos. Sugestões, correções, dúvidas? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+