• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

145 baleias mortas em ilha da Nova Zelândia deixaram especialistas assustados

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      26/11/18 às 18h08

No último sábado (24/11/2018), uma pessoa se deparou com cerca de 145 baleias mortas em um certo trecho da praia de Mason Bay, na ilha de Stewart, na Nova Zelândia. Segundo o Departamento de Conservação (DOC), as baleias formavam dois grupos de baleias-piloto que encalharam na praia, a 30 quilômetros ao sul da Nova Zelândia.

O curioso é que metade das baleias já estavam mortas quando foram encontradas pela DOC. A outra metade infelizmente teve de ser sacrificada, pois a tarefa de salvá-las era quase impossível. Além das baleias-piloto, 12 baleias-pigmeus e uma cachalote também encalharam na Nova Zelândia durante o fim de semana.

O que causou isso tudo? Os especialistas ainda estão investigado.

145 baleias mortas na Nova Zelândia alerta especialistas

Ren Leppens, gerente de operações do DOC, declarou o seguinte: "Infelizmente, a probabilidade de devolver ao mar com sucesso as baleias remanescentes era extremamente baixa. A localização remota, a falta de equipe e o estado das baleias significavam que a coisa mais humana a se fazer era a eutanásia. É sempre uma decisão de quebrar o coração".

O gerente do Projeto Jonah (de preservação ambiental), Daren Grover, disse que as baleias-piloto não estão ameaçadas de extinção, mas que os pesquisadores também não têm ideia da quantidade total da população da espécie. É normal o encalhe de mamíferos marinhos na costa da Nova Zelândia. Segundo o DOC, cerca de 85 incidentes acontecem por ano e na maioria dos casos os animais estão sozinhos e não em grupos.

O fato é que os 19 quilômetros de praia de Mason Bay são "confusos" para os animais marinhos. Como eles usam sinais de ecolocalização para se comunicar, as águas do local podem fazer distorções na navegação dos animais. Grover diz que isso pode explicar porque a maioria de encalhes de massa acontece no verão, quando as baleiras seguem as fontes de alimento da costa.

Mas ainda não se sabe se esse foi o real motivo das baleias aparecerem na praia. Outras causas como doenças, erros de navegação, características geográficas, maré que cai rapidamente, perseguição por um predador ou condições meteorológicas extremas também podem ter sido o motivo.

Ah, existe também a chance delas terem sido mortas pelo fato de só conseguirem nadar para frente. "Pode ser que elas estejam nadando para a frente, a maré mude e elas não conseguem se virar porque não sabem nadar para trás, então não há lugar para ir", declarou Grover.

Vamos aguardar mais informações para trazer novas notícias a respeito desse infeliz incidente para vocês.

Próxima Matéria
Via   BBC     Terra     Revista Galileu  
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+