Mundo Afora

15 fatos fascinantes sobre a Turquia

0

A República da Turquia, ou apenas Turquia para os íntimos, é uma nação milenar. Seu nome é um referência a pedra turquesa, considerada sagrada, que é muito comum no território turco. O país da bandeira vermelha – com uma lua e uma estrela – é euro-asiático, ocupando a Península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estendendo pela Trácia Oriental, no sudeste da Europa. Ele é considerado um Estado independente e faz fronteira com outros oito países: Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Irã, o Iraque e a Síria.

Atualmente, a Turquia está passando por uma crise financeira pesada, como outros grandes países do mundo. Mas tirando essas informações preliminares, que existe uma chance grande de você conhecer, o que mais você sabe sobre a Turquia? Por exemplo, você sabia que o croissant é um alimento inspirado na bandeira da Turquia? Ou então que ela é citada em uma música da banda pop rock nacional Ira!? Sim, as duas informações anteriores são verdadeiras e existe uma lista de outras curiosidades que listamos para você. Juntamos 15 fatos fascinantes sobre a Turquia.

Fatos incríveis sobre a Turquia

1 – Você consegue encontrar um ou mais castelos em qualquer cidade que você visitar na Turquia, uma vez que existem mais de 100 castelos no país.

2 – A Turquia é o país que mais recebe refugiados em todo o mundo, sendo 90% deles sírios. São 3,4 milhões de pessoas vivendo em cerca de 26 campos de refugiados no país.

3 – A primeira moeda do mundo foi cunhada na Turquia pela civilização Lídia.

4 – Mulheres solteiras no país costumam deixar uma garrafa vazia em cima do muro para indicar que estão a procura de um noivo. Os homens que se interessarem devem quebrar a garrafa.

5 – A capital da turquia é Ancora, porém, muitas pessoas acham que é Istambul pelo fato dela ser a maior metrópole do mundo que se localiza entre dois continentes ao mesmo tempo, Europa e Ásia.

6 – O Orkut foi criado pelo engenheiro Orkut Buyukkokten, e foi lançado em 2004. Por que eu estou falando isso? Por que o orkut foi uma criação turca.

7 – Istambul, além de ser a maior metrópole do mundo, é a única do Planeta Terra que está localizada em dois continentes ao mesmo tempo.

8 – A palavra Mausoléu tem origem na construção da tumba do rei persa Mausolo, em Halicarnasso, atual Bodrum na Turquia. Ela foi uma das sete maravilhas do mundo antigo.

9 – No idioma turco, existe uma palavra que possui 75 letras. Ela é: Muvaffakiyetsizleştiricileştiriveremeyebileceklerimizdenmişsinizcesine. Sua tradução para o português não faz sentido algum.

10 – Apesar das tulipas serem famosas na Holanda e atraírem muitos turistas para lá, elas foram originalmente cultivadas no Antigo Império Otomano (atual Turquia). Com mais de 100 espécies em Istambul, eles possuem seu próprio festival de flores.

11 – Se você conhece a história de Tróia (Helena de Troia e cavalo de Troia, lembrou?), deveria saber que as ruínas da antiga cidade de Troia – hoje um sítio arqueológico – se encontra na Turquia.

12 – Lá também é possível encontrar a réplica do cavalo de Tróia que foi construído especialmente para o filme Troia com o Brad Pitt, lançado em 2004.

13 – Se você acha que a Inglaterra é a terra do chá, saiba que o posto é da Turquia. O chá é a bebida mais consumida do país depois da água. O chá preto é o mais apreciado entre todos os outros.

14 – É possível viajar com menos de três horas de voo por pelo menos 50 países europeus e algumas outras nações da Ásia e da África.

15 – Devido ao clima, a Turquia é o maior exportador de nozes do mundo inteiro.

E aí, o que você achou de conhecer um pouco mais sobre a Turquia? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que só lembra da novela da Gloria Perez quando se fala de Turquia, aquele abraço.

7 hábitos adolescentes que você deve deixar para trás ao crescer

Matéria anterior

10 brinquedos do Batman que não fazem sentido nenhum

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos