O cachorro é o melhor amigo do homem. Eles podem fazer companhia para seus donos, os ajudar a andar, caso sejam cegos, servir como método de terapia para alguma doença. Do mesmo modo, também alegrar o ambiente em que estão.
Essa amizade já dura séculos, e por isso, o animal é considerado o melhor amigo do homem. Além de fazerem companhia para seus donos, os cachorros são capazes de salvar vidas. As pessoas mesmo percebem que seus cachorros são preocupados com o bem-estar dos donos e que tentariam salvá-los se fosse preciso.
E do mesmo jeito que nosso bichinho quer o nosso bem-estar, nós queremos o dele. No caso de câncer, todos sabem que o quanto mais rápido ele for diagnosticado maior é a chance de cura. As idas ao veterinário são de extrema importância. Mas se elas forem feitas anualmente é um período de tempo muito longo. E nos pets o câncer pode entrar em metástase muito rápido. Por isso é bom ficar de olho em alguns sinais. Mostramos aqui quais são eles.
1 – Cheiros estranhos
Se você sentir cheiros estranhos saindo da boca, do focinho ou da área do ânus do seu cachorro existe um risco de tumor. Então não seja negligente e leve seu animal ao veterinário para verificar.
2 – Protuberâncias ou inchaços
Sempre tenha o hábito de olhar a pele do seu cachorro regularmente. Se você ver um novo caroço ele não deve ser ignorado, mesmo que seja pequeno. E se os inchaços estiverem sangrando ou tiverem corrimento vá ao veterinário imediatamente.
3 – Perda de peso de repente
O peso do animal de estimação tende a ser estável a menos que ele esteja passando por uma dieta. Então, a perda de peso repentina deve sim ser um motivo de preocupação.
4 – Mudanças de apetite
Vários problemas que os pets tem causam perda de apetite, inclusive o câncer. Se o seu cachorro não está mais muito interessado em comer é um sinal para ficar de olho.
5 – Letargia
Preguiça e letargia são coisas diferentes. Por exemplo, se o cachorro era mais agitado no passado e agora passa mais tempo dormindo isso pode ser um alerta. Em todo caso, consulte o veterinário.
6 – Problemas respiratórios
Os cachorros também tem câncer de pulmão. Alguns dos indicadores podem ser tosse, respiração ofegante ou uma falta de ar depois de poucos exercícios.
7 – Mudança de comportamento
Uma coisa que se tem que prestar atenção é como o pet está andando, comendo e brincando. Se alguma mudança de comportamento for notada é hora de marcar a consulta com o veterinário.
8 – Feridas que não cicatrizam
Se as feridas do seu cachorro não estão cicatrizando no tempo esperado pode ser por conta de um problema mais grave. Então é bom buscar um veterinário para ter a certeza do que é.
9 – Vômito e diarreia
Se o animal de estimação estiver vomitando com frequência ou então estive com diarreia, ou com outros sintomas é bom consultar u veterinário para ver o que pode ser. Olhe também se o abdômen do cachorro está inchado.
10 – Gengivas esbranquiçadas
Se o seu animal de estimação estiver com as gengivas esbranquiçadas isso pode significar a perda de sangue. E o câncer é bastante associado a esse sintoma.
Se você viu qualquer um desses sintomas em seu cachorro ele pode estar com câncer. Por isso, agende a consulta com seu veterinário para ter um diagnóstico o mais rápido possível.