15 fobias que você pode ter e não sabe

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      13/10/16 às 19h00

O mundo está cheio de coisas estranhas que nos assustam. Mas alguns medos são só tipos de fobias que as pessoas tem e as vezes nem sabem. Bom, para começar a falar desse assunto que afeta muita gente, primeiramente vamos tentar entender o que é fobia. A fobia faz parte de transtornos relacionados a ansiedade que se manifestam em certas ocasiões, podendo envolver objetos, animais, lugares e até pessoas. Falando em fobia, já leu nossa matéria com as 10 comidas que você não vai conseguir comer se tiver tripofobia?

Existem fobias de várias coisas, algumas até normais entre as pessoas, mas algumas são um tanto esquisitas, como a fobofobia, que é o medo de ter medo de alguma coisa. Acreditem, essa fobia existe, e assim como ela, nossa matéria vai mostrar para vocês as 15 fobias que você pode ter e as vezes nem saiba, confiram:

1 - Coulrofobia

1gazeta6 1

É o famoso medo de palhaços, geralmente as crianças costumam ter esse tipo de fobia. Traumas na infância e alguns vilões do cinema podem ser um motivo que origina a Coulrofobia. O ator Johnny Depp já declarou ter sofrido muito na infância com esse tipo de distúrbio.

2 - Tripofobia

1

As pessoas que sofrem de tripofobia geralmente tem horror de buracos aglomerados encontrados em grandes organismos. Se você sente algo ruim ao olhar para a foto acima, provavelmente você tem tripofobia e não sabia.

3 - Decidofobia

1

Com certeza vocês devem ter algum amigo ou conhecido que é indeciso. Mas e pessoas que tem fobia de tomar decisões, vocês conhecem alguma? Pois é, esse tipo de pessoa existe e tem genuinamente pavor de tomar decisões na vida.

4 - Somnifobia

2

Alguns casos de pessoas que tem insônia são normais e todo mundo ao menos uma vez na vida tem dificuldades para ter uma boa noite de sono, certo? Mas as pessoas que tem a somnifobia tem medo de dormir, onde algumas acham que os pesadelos a atormentarão e outras acham que jamais irão acordar.

5 - Nomofobia

1

Descoberto a pouco tempo, o nomofobia é o medo de ficar sem comunicação, perder o celular de vista ou simplesmente acabar a bateria. Resumindo, nomofobia é causada pelo desconforto ou angústia resultante da incapacidade de comunicação através de aparelhos celulares ou computadores.

6 - Gefirofobia

1

Você tem medo de pontes ou viadutos? Então provavelmente você tem uma fobia chamada gefirofobia e não sabe. Pessoas com esse condição morrem de medo ao atravessar pontes.

7 - Cronofobia

2

Essa fobia é muito comum em pessoas que estão presas ou idosos, e consiste em ter medo da passagem do tempo. Pessoas que são muito estressadas ou ansiosas também podem sofrer de cronofobia.

8 - Fobofobia

1

Como uma pessoa pode ter fobia de fobia? Difícil de acreditar, mas realmente existe esse distúrbio. Não se sabe exatamente como ocorre o desencadeamento dessa fobia, mas estudos dizem que é uma espécie de medo do próprio medo, ou medo de ter medo.

9 - Luposlipafobia

1

Vocês vão achar essa fobia talvez a mais idiota de todas. Luposlipafobia é o medo de estar sendo seguido por um lobo-cinzento ao redor da mesa da cozinha, usando meias em um chão que acabou de ser encerado. Na verdade, essa fobia nasceu em uma história de quadrinhos chamado Far Side, e acabou tornando um fenômeno da cultura pop. A boa notícia é que até hoje não há notícias de alguém que sofra de tal fobia.

10 - Hippopotomonstrosesquipedaliofobia

1

Sim, esse nome realmente existe! Bom, na verdade quem tem essa fobia não pode nem ler essa palavra, porque esse distúrbio faz com que as pessoas tenham medo de palavras longas.

11 - Aibofobia

1

Aibofobia é o medo de palavras que são escritas da mesma forma tanto para frente quanto para trás. Essas palavras são conhecidas como palíndromo, e quem sofre dessa fobia não suporta palavras como ovo, osso ou radar, e por incrível que pareça, a palavra aibofobia também pode ser lida de trás para frente.

11 - Ecofobia

2

Imaginem o quanto os aparelhos domésticos facilitam as nossas vidas? Agora imaginem uma pessoa que não suporta nem ficar perto de um desses aparelhos domésticos!? Pois é, essas pessoas tem um distúrbio chamado de ecofobia.

12 - Heliofobia

1

Algumas pessoas vão dizer que essa fobia na verdade é um jeito de esconder os vampiros, mas não é! Heliofobia é o medo irracional do sol, e como todos vocês sabem, um banho de sol é fundamental para a nossa saúde.

13 - Ombrofobia

2

Ombrofobia é o medo da chuva e quem sofre disso pode ter graves crises de ansiedade. Estudiosos dizem que esse distúrbio pode ser desencadeado na infância pois os adultos sempre passam medo nas crianças dizendo que a chuva é uma coisa ruim.

14 - Papafobia

1

Papafobia é semelhante a hierofobia (medo de santos ou coisas sagradas) e é muito incomum. Essa condição é o trauma associado com o papa.

15 - Pogonofobia

2

Pogonofobia é o medo irracional de barbas. O medo da barba ou pelo facial (bigode e cavanhaque) em outras pessoas pode causar uma grande dose de ansiedade em um pogonofóbico, podendo afetar a saúde e bem estar mental.

E aí amigos, alguém de vocês sofre de alguma fobia que não citamos na matéria? Comentem!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+