Cientistas podem ter descoberto a causa da famosa tripofobia

POR Gustavo Camargo    EM Ciência e Tecnologia      20/04/18 às 15h08

Você tem medo de algo? Não são pequenos os números de coisas que podem causar um pavor extremo em um indivíduo. Esse medo expressivo também pode ser conhecido como fobia, e alguns casos podem ser bastante curiosos.

Fobia é conhecido como um distúrbio de saúde emocional ou psicológico que é caracterizado por um medo intenso de objetos ou situações. As mais conhecidos são a aracnofobia (medo de aranhas) e a claustrofobia (medo de lugares fechados). Mas hoje, vamos falar sobre a tripofobia.

A tripofobia chega a afetar cerca de 15% é o medo irracional de um grupo de círculos. Conhecida como fobia do padrão repetitivo. Medo ou repulsão gerada ao olhar ou estar por perto de figuras geométricas, especialmente pequenos buracos.

Embora ser considerado uma fobia, muitos estudiosos não a consideram assim. Não existem uma menção, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtorno mentais. Há profissionais que não a consideram um medo, mas sim um desgosto, algo que produz desconforto.

Culpa da evolução

Alguns estudos feitos com as imagens que induzem repugnância a algumas pessoas foram estudadas. A conclusão feita pelos estudiosos, foi que não é exatamente a composição geométrica que causa repulsa, mas sim sua similaridade com padrões de coisas venenosas que podem ser encontradas na natureza. Assim, acredita-se que se trata de algo irracional, para evitarmos a nos aproximar de possíveis perigos.

Uma tese feita na Universidade de Essex podem ser encontradas mostra que composições geométricas podem ser encontradas em fontes de contaminação. Assim como algumas lesões na pele.

Então, o que de início pensamos como uma doença mental, e um medo irracional, pode ser exatamente o oposto, uma evolução do ser humano. E muitos estudiosos acreditam fortemente que a tripofobia pode ser uma evolução de espécies para capturar perigos.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Via   Supercurioso  
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+