20 curiosidades sobre o 'Rock in Rio' que você precisa conhecer

POR Ultra Curioso    EM Entretenimento      21/09/15 às 18h55

Ele é considerado o maior festival de música da América Latina e o segundo maior do planeta, perdendo apenas para o Tomorrowland, e existe há 30 anos, reunindo uma multidão de amantes do rock e do pop rock. O Rock in Rio é definitivamente um dos eventos da música mais ansiados e admirados do mundo.

Ao longo de sua história, o festival teve 16 edições - seis no Brasil, seis em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos -, e contou com artistas nacionais e internacionais como Coldplay, Queen, Scorpions, Titãs, Guns 'N Roses, Sepultura, Engenheiros do Hawaii, AC/DC e inúmeros outros.

E agora, em 2015 o Brasil recebe novamente o festival que atrairá milhões de pessoas e deixará o Rio de Janeiro entupido de gente. Sem mais, o Ultra Curioso te traz 20 curiosidades sobre o Rock in Rio que você precisa conhecer!

1. Na primeira edição do festival, em 1985, rolava um boato de que o famoso vidente Nostradamus teria previsto a morte de milhares de jovens em um grande encontro América do Sul. O boato assustou tanto, que até um astrólogo foi contratado para fazer o mapa astral do festival.

2. Na mesma edição, os integrantes da banda Whitesnake - que se apresentaram no festival - não beberam uma gota de álcool e contrataram um personal trainer, um coreógrafo, um nutricionista e um massagista. Isso é que é cuidar da saúde!

3. A banda Whitesnake pode não ter bebido nada, mas o público parece ter bebido por ela. A multidão do Rock in Rio de 1985 consumiu cerca de 1,6 milhão de litros de cerveja e o McDonalds vendeu 58 mil sanduíches.

Whitesnake_backstage

4. No Rock in Rio II, o cantor Prince deu o que falar. Primeiro, o artista exigiu 700 toalhas brancas e os produtores tiveram que se virar para conseguir todas. Depois, ele exigiu que passasse pelo corredor de acesso ao palco sem cruzar com pessoa nenhuma. E pra finalizar, Prince teve um caso com uma fã de 16 anos de idade.

5. Na edição de 1991 - que aconteceu no Rio de Janeiro - o cantor George Michael conheceu seu namorado, Anselmo Feleppa, falecido em 1993.

6. Voltando à edição de 1985 do festival, os membros da banda AC/DC trouxeram na mala um sino que pesava nada menos que uma tonelada. Aconteceu o esperado, e a estrutura do palco não aguentou. A banda então pediu uma réplica em gesso, tudo isso para causarem na interpretação de "Hell's Bells".

acdc

7. Super empolgado com sua primeira apresentação no Rock in Rio, o guitarrista Matthias Japs, da banda Scorpions, levou para o palco um guitarra em forma de América do Sul, tudo para ficar bem na fita com os brasileiros.

8. No Rock in Rio de 2001, a cantora Eller foi o centro das atenções ao mostrar os seios durante o show.

9. A banda Foo Fighter faria uma apresentação em São Paulo, no ano de 2000, mas acabou desistindo da ideia quando descobriu que o show seria bancado por uma empresa de telefonia. Em 2001 os integrantes da banda também não estavam muito inclinados a participar do Rock in Rio no Brasil, mas por fim aceitaram quando ficaram sabendo que lideravam o favoritismo do público numa enquete do próprio evento.

10. Na edição de 1991 do Rock in Rio, o cantor Lobão foi tão achincalhado e zombado pelo público que fez a menor apresentação da história: 6 minutos.

o-cantor-lobao-mostra-o-dedo-medio-para-a-plateia-apos-ser-vaiado-no-rock-in-rio-de-1991-1441030564092_615x300

11. Ainda em 1991, Axl Rose - do Guns 'N Roses - mandou que, após a apresentação da banda, fosse servida uma macarronada para ele e a equipe. Entretanto, todo mundo foi embora antes de o rango chegar, e o artista acabou convidando o pessoal da limpeza e da segurança do Maracanã para comer com ele.

12. O primeiro artista a pisar num palco do Rock in Rio foi Ney Matogrosso. O cantor abriu o festival que contava com 140 mil pessoas de público vestindo apenas um penacho na cabeça e uma tanga.

85_2380C

13. O termo "metaleiro" foi inventado na primeira edição do Rock in Rio, e pela Rede Globo! A emissora de TV começou a usar a palavra para se referir aos fãs do gênero "heavy metal".

14. A segunda edição do Rock in Rio foi a pior da história, em termos de público. O festival atraiu em 1991 "apenas" 700 mil pessoas, e a banda que arrebatou mais gente foi o A-Ha.

15. O Rock in Rio de 2001 teve uma situação pra lá de inusitada. O baixista da banda Queens of Stone Age, Nick Oliveri, entrou no palco completamente pelado! Quando saiu dele, Nick foi autuado por atentado ao pudor mas não foi preso.

16. A primeira edição internacional do Rock in Rio foi realizada em 2004 em Lisboa, Portugal, e contou com nomes como Alicia Keys, Metallica e Black Eyed Peas.

2004-Lisboa-Rock-in-Rio

17. No Rock in Rio de 2013, o cantor norte-americano Bruce Springsteen cantou um clássico de Raul Seixas, Sociedade Alternativa, levando os fãs ao delírio.

18. Ainda em 2013, o Rock in Rio - que já havia incluído o pop - decidiu abrir suas portas até para o Axé. Ivete Sangalo fez um dos show mais aclamados de sua carreira, mesmo recebendo críticas dos roqueiros.

19. Em 2011, a banda de Axl Rose, Guns 'N Roses, se apresentou debaixo de chuva com quase três horas de atraso.

20. No Rock in Rio 2015, os ingressos para os dias da apresentação de Katy Perry e A-Ha, por exemplo, se esgotaram em apenas duas horas após a abertura das vendas.

Fontes: Guia da Semana, Brasil Post

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+