Todos nós conhecemos o Titanic, navio transatlântico que, à sua época, era o maior e mais luxuoso já construído, e até hoje é impressionante. Com um interior que custou uma fortuna, digno de um palácio em terra, o navio custou e rendeu milhões, mas o mais impressionante mesmo foi a tragédia que encerrou sua breve existência. Pra ir além do filme e saber mais sobre essa amaldiçoada maravilha náutica de 1912, confira aqui alguns fatos desconhecidos sobre o Titanic:
O Titanic foi projetado para aguentar um naufrágio parcial em até 4 compartimentos. Infelizmente, pelo local “acertado” pelo iceberg, que abriu uma fenda de mais de 90 metros no casco, ele acabou inundando 6. O desfecho você já conhece.
Apesar disso, de acordo com o Wikipedia, jamais algum dos investidores ou empresários propagandeou que o barco era “inafundável”. Havia, entretanto, menções de que a sua tecnologia o fazia “quase inafundável”, uma pequena palavra que muda muita coisa – em especial diante dos acontecimentos.
Pelas suas dimensões, o naufrágio não foi rápido, como mostrado no filme. O navio levou 2 horas e 40 minutos para submergir completamente.
O problema é que o iceberg foi confeccionado pela mãe natureza em aproximadamente 1000 a.C., o que não deixava muito espaço pra competição pro Titanic.
Os destroços do navio foram encontrados a 600 km da costa de Newfoundland, a 4 km abaixo do nível do mar. Isso só aconteceu depois de 73 anos do acidente, em 1985.
Os botes salva-vidas foram evacuados com pressa e desespero, deixando muita gente pra trás. Por isso, só em torno de 1/3 da tripulação foi salva (31,6% dos passageiros), quando os botes tinham capacidade para carregar mais de 50%. Ou seja, a pressa, até nessas horas, custa caro.
Porque além disso, estava agendado para o dia um treinamento para emergências, que por alguma razão o capitão mandou cancelar. Se os passageiros tivessem tido esse treinamento logo antes do acidente ao invés de estar festando, será que o desfecho teria sido o mesmo?
Outro problema é que o navio tinha capacidade para carregar 64 botes salva-vida, mas só tinha 20. E você achando que superfaturamento era uma invenção moderna.
Daniel Buckley foi um sobrevivente que fingiu ser mulher pra entrar num barco prioritário. Uma mulher jogou um xale em sua cabeça, e ele enganou os oficiais e foi salvo.
Até 30 segundos poderiam ter feito a diferença, se a mensagem que informava sobre o iceberg tivesse chegado antes.
Se o Titanic tivesse reduzido a velocidade ao receber avisos prévios sobre acidentes na área, entretanto, poderia não ter tido um impacto tão avassalador. Ao contrário desse bom senso, o capitão prosseguiu com o transatlântico na velocidade máxima. Aí não tem aviso que salve!
Esse era o nome do barco mais próximo do Titanic no momento do acidente, que não respondeu os chamados. No lugar do Californian, quem acabou salvando os sobreviventes do Titanic foi o Carpathia. Apesar do acidente ter ocorrido em torno das 23:40h, o resgate só foi chegar às 4 da manhã, quando a maioria dos sobreviventes já não podia mais ser chamada assim.
Um sobrevivente japonês foi chamado de covarde ao voltar para o Japão. Lá, como se sabe, a honra é mais importante que a vida, e parece que eles ampliam a ideia de que o capitão tem que afundar com o navio aos passageiros.
Já os músicos, que não ligam pra honra nem pra vida, preferiram afundar tocando. Pode ter sido pra acalmar os passageiros, mas, se você fosse músico e pudesse escolher uma forma cinematográfica de morrer, qual melhor do que numa orquestra, fazendo a trilha sonora para o naufrágio do maior transatlântico da história em tempo real?
Haviam 9 cachorros a bordo, e dois conseguiram ser salvos – esperamos que não ocupando o lugar de alguém nos botes salva-vidas. Um era um lulu da Pomerânia, e o outro um pequinês.
13 casais comemoravam a sua Lua-de-Mel no cruzeiro. Não sabemos dizer quantas dessas mulheres pediram para ser desenhadas como mulheres francesas, e nem se algum dos casais fez pose de Cristo Redentor na proa do navio.
A cena de Jack e Rose poderia ter acontecido, já que a água, em temperaturas de aproximadamente -2 ºC, matou as pessoas congeladas em aproximadamente 15 minutos. Confira aqui com mais detalhes como é agradável a sensação de morrer afogado.
Apesar disso, um homem chamado Charles Joughin, que era pasteleiro do navio, conseguiu ficar na água por 2 horas. Sua salvação? Estava encharcado de whiskey. Pena que isso não serve de desculpa em terra firme.
Imagine ter 9 semanas de vida e estar no naufrágio do Titanic. Foi isso que aconteceu com Millvina ean, que morreu em 31 de maio de 2009, sendo a última sobrevivente do naufrágio.
O custo do filme de James Cameron, da foto acima, foi maior do que a construção do próprio Titanic. Enquanto o Titanic original custou U$ 7,5 milhões (que custou U$ 200 milhões). Claro a desvalorização e inflação fazem essa comparação irregular, mas, literalmente, o filme custou mais que o navio.
Apesar do navio ter 4 chaminés, para mostrar sua potência, a quarta era somente ornamental, ou seja, não funcionava.
Transatlânticos afundam sempre, especialmente em icebergs, não é mesmo? Na verdade, não; o Titanic foi único sob essas condições. Há até quem diga que o barco foi amaldiçoado por uma múmia egípcia, e seria essa a razão do naufrágio.
Com 1.517 mortos, é um dos maiores naufrágios que já aconteceu até hoje.
Quer viajar no Titanic II? Nem eu, mas o magnata australiano Clive Palmer achou essa uma boa ideia, e investiu meio bilhão de dólares no projeto, que usará o mesmo design do Titanic original, com 270 metros de comprimento e 30 de altura, mas com tecnologia atualizada. Já tem mais de 40 mil suicidas interessados na fila de espera.
Se ficou traumatizado, leia essa matéria e aprenda como agir em casos de naufrágio.