24 ilusões de ótica que vão dar um nó no seu cérebro
Tempo de leitura:4 Minutos, 28 Segundos

24 ilusões de ótica que vão dar um nó no seu cérebro

A probabilidade de você já ter se deparado com alguma coisa visualmente estranha é extremamente normal e, provavelmente, todo mundo já passou por isso pelo menos uma vez na vida. Por vezes, esse momentos são estranhos e mexem com nosso inconsciente, nos deixando desconfortáveis ou, no mínimo, intrigados, por não sabermos exatamente o que está acontecendo. A ilusão de ótica faz com que enxerguemos coisas da forma errada, bem ou mal.

É muito importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem.

Pensando em como podem ser embaraçosas e, por vezes, engraçadas,  a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 24 ilusões de ótica que vão dar um nó no seu cérebro. Confira:

1 – De cabeça para baixo

01

01-2

Observe bem a primeira imagem, essas mulheres são realmente muito bonita, certo? Agora, olhe a segunda, você pensará duas vezes na próxima vez que seus olhos tentarem te enganar.

2 – A sala 3D

02

Deve ser agoniante entrar numa sala assim. Ela é toda desenhada em 3D, os olhos dão a sensação de que você cairá num buraco sem fim.

3 – Corredor

03

Se você cobrir o meio do corredor as paredes passaram muito rápido, mas se você cobrir as laterais o corredor passará mais lentamente.

4 – Mulher colorida

04

A imagem acima é um negativo, para vê-la colorida olhe fixamente para os pontos no nariz por 10 segundos. Depois olhe para alguma superfície clara e pisque rapidamente.

5 – Círculos perfeitos

05

05-1

Olhe a imagem acima atentamente, por mais que não pareçam esses são círculos perfeitos. A imagem a baixo pode provar isso.

6 – Linhas retas

06

Olhe atentamente, linha por linha, você verá que essas linhas não estão tortas como parecem inicialmente mas sim, retas.

7 – Máscara

07

O que você enxerga? Um rosto perfeito ou duas pessoas se beijando?

8 – Bolas amarelas

08

Olhe fixamente para o ponto verde no centro da imagem, as bolinhas amarelas irão sumir, lentamente.

9 – Desenho 3D

09

Tudo é uma questão de perspectiva. Esse cubo foi desenhado em 3D, veja como nossa mente pode nos enganar.

10 – Barreiras

10

Esse gif confirma a teoria acima. Com certeza você acreditou o carro iria colidir com essas barreiras.

11 – Para que lado vai?

11

Esse trem em movimento parece estar indo sempre na mesma direção, mas observe atentamente, ou pisque, e você perceberá que ele mudou direção.

12 – Pontos brancos ou pretos?

12

Não importa para onde você olhe, nessa imagem sempre verá pontos pretos, como se os brancos estivessem piscando.

13 – Luzes

13

Quanto mais perto você olhar mais a luz ficará forte, quanto mais você se afastar, mais ela ficará opaca.

14 – Qual é mais rápido?

14

Quando você vê as barras sobre as listras, aparentemente, uma vai mais rápido do que a outra, quando as barras são retiradas pode conferir que elas estão sempre em paralelo.

15 – Sala de Ames

15

Aqui a impressão que temos é de que uma pessoa é gigante enquanto a outra bem pequena, esse experimento de ilusão de ótica é conhecido como a Sala de Ames.

16 – Mesma cor

16

16-1

Pode não parecer mas, os quadrados A e B possuem o mesmo tom de cinza. Isso acontece porque o cérebro ajusta as cores às sombras automaticamente. O gif a abaixo pode comprar isso.

17 – Praça Globo

1717-1

Essa praça em Paris, quando olhada de cima se parece com um globo. Na verdade, não é. Mais uma vez se trata de questão de perspectiva.

18 – Pontos coloridos

18

Quando olhamos a primeira vista, esse pontos coloridos parecem mudar de cor e estarem orbitando o centro. Se você focar em um ponto verá que na verdade não. Não há rotação nem mudança de cor.

19 – Anéis flutuantes

19

Essa ilusão faz com que os círculos pareçam sempre estar indo de encontro um com o outro no lado esquerdo, enquanto os do lado direito parecem estar se afastando.

20 – Rua

20

A imagem acima foi contratada pela Comissão de Acidentes de Transporte da Austrália, para que pudessem mostrar aos condutores como a desorientação pode influenciar na condução de veículos, dando ênfase no consumo de drogas.

21 – Pinturas

21

Em um dia cinza e triste, por que não utilizar uma pintura para dar uma alegrada?

22 – Pintura ou espelho

22

Não dá para saber ao certo o que está acontecendo nessa imagem, inicialmente podemos acreditar ser uma pintura no chão, depois parece ser um espelho, ou seria uma pintura no teto?

23 – Dentro ou fora?

23

A imagem acima, dependendo de como olhamos, parece ser o interior da casa, ou a parte de fora. É agoniante ver uma coisa e depois a outra a cada piscar de olhos.

24 – Onde está a ovelha?

24

Dentro de um estúdio ou no meio de uma fazenda? A lâmpada pendurada no teto pintado de céu nos dá a certeza de estar num estúdio/sala, mas ainda assim não podemos deixar de acreditar, mesmo que por um instante que ela parece estar ao ar livre.

Você ainda pode conferir no vídeo a baixo uma compilação de ilusões de ótica que Jordan Molina, um artista francês, utiliza em suas obras:

Então pessoal, o que acharam da matéria? Gostaram dessas ilusões de ótica? Encontraram algum erro? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!