37 curiosidades sobre o Titanic e o seu naufrágio

POR A redação    EM História      28/08/15 às 18h00

Um dos acidentes marinhos mais conhecidos de todo o planeta foi o do navio Titanic. A obra gigantesca, admirada por milhares, teve um fim trágico que marcou a vida de milhares de famílias.

O naufrágio do navio ajudou a criar uma nova série de regras de segurança no mar que ajudaram a evitar acidentes de proporções catastróficas como o do Titanic.

O Ultra Curioso separou a seguir 37 curiosidades que poucas pessoas sabiam sobre a história do icônico, polêmico e trágico RMS Titanic. Confira:

30

1. O RMS Titanic foi o maior navio de passageiros do mundo quando entrou em serviço. Ele media 269 metros de largura e também era considerado o maior objeto feito por mãos humanas que se movia. Ataulmente o maior navio de passageiros é o MS Allure of the Seas com 362 metros.

2. O navio queimou cerca de 600 toneladas de carvão por dia. Seus fornos eram administrados por uma equipe de 176 homens. Quase 100 toneladas de cinzas eram jogadas no mar a cada dia.

3. O interior do navio foi vagamente inspirado no hotel Ritz de Londres. As instalações a bordo incluíam um ginásio, piscina, banho turco, um canil para cães de primeira classe e um campo de squash. Ele ainda tinha o seu próprio jornal - O Boletim Diário do Atlântico.

4. Havia 20.000 garrafas de cerveja a bordo, 1.500 garrafas de vinho e 8.000 charutos - todos para o uso de passageiros da primeira classe.

32

5. A grande escadaria descia sete dos 10 conveses do navio e contava com painéis de carvalho, querubins feitos em bronze e pinturas. Réplicas podem ser encontradas no museu do Titanic em Branson, Missouri

6. A escadaria no White Swan Hotel em Alnwick, contém o corrimão da escadaria principal do navio irmão do Titanic, o Olympic. As escadas são consideradas idênticas.

7. Apenas 16 botes salva-vidas de madeira e quatro botes infláveis estavam no navio, o suficiente para acomodar 1.178 pessoas, um terço da capacidade total do Titanic, mais do que o legalmente exigido.

31

8. 246 pessoas ficaram feridas e duas mortes foram registradas durante a construção do navio em Belfast. Foram 26 meses para a construção.

9. Vinte cavalos foram obrigados a transportar a âncora principal.

10. 100.000 pessoas apareceram para ver o lançamento do navio em 31 de maio de 1911.

11. 22 toneladas de sabão e de sebo foram jogados na rampa de lançamento para ajudar o navio a passar pelo rio Lagan.

33

12. O navio fez duas paradas depois de deixar Southampton - em Cherbourg, no norte da França, e Cobh na Irlanda.

13. Dos 885 tripulantes a bordo, apenas 23 eram do sexo feminino. 699 embarcaram em Southampton, e quatro em 10 eram nativos da cidade.

14. A última ceia servida aos passageiros da primeira classe lotaria 11 campos de futebol.

15. Os passageiros da primeira classe recebiam um livro de músicas contendo 352 músicas. Músicos a bordo foram obrigados a conhecer todas elas e deviam atender o pedido dos passageiros.

34

16. John Jacob Astor IV foi o mais rico passageiro a bordo, com um patrimônio líquido de cerca de US$ 85 milhões (cerca de US$ 2 bilhões hoje), e afundou com o navio. Uma lenda afirma que depois que o navio bateu no iceberg, ele brincou com um garçom: "Eu pedi gelo, mas isso é ridículo".

17. Outra vítima notável foi Benjamin Guggenheim, um empresário americano. Percebendo que o navio estava indo para baixo, ele e seu criado, Victor Giglio, comentaram: "Estamos bem vestidos e vamos afundar como cavalheiros". Eles foram vistos pela última vez no bar do navio bebendo conhaque e fumando charutos.

18. Noel Leslie, a condessa de Rothes, também estava a bordo mas sobreviveu. Ela é mencionada em um episódio de Downton Abbey.

19. Dois dos nove cães a bordo foram resgatados - um Pomeranian e um pequinês.

35

20. Inúmeras pessoas compraram bilhetes para a viagem, mas não chegaram a navegar, incluindo Milton S. Hershey, fundador da empresa de chocolate Hershey's, Guglielmo Marconi, e Alfred Gwynne Vanderbilt, que morreu no RMS Lusitania três anos depois.

21. O último sobrevivente remanescente do desastre, Millvina Dean, morreu em 31 de maio de 2009, com 97 anos de idade. Ela tinha dois meses de idade na época.

22. O iceberg foi visto as 23:40, em 14 de abril de 1912, pelo vigia Frederick Fleet, que gritou: "Iceberg! Em frente! "Fleet sobreviveu ao desastre e foi um mirante no RMS Oceanic durante os anos vinte, antes de servir na Segunda Guerra Mundial.

36

23. O iceberg tinha 30 metros de altura e veio de uma geleira na Groenlândia.

24. Apenas 37 segundos decorreram entre o avistamento do iceberg e a colisão.

25. O primeiro oficial William McMaster Murdoch disse que o navio tinha que desviar, mas a estrutura era muito grande para desviar a tempo. Tem sido sugerido que o navio não teria afundado se tivesse atingido a cabeça no iceberg. Murdoch afundou com o navio; um memorial para ele é encontrado em sua cidade natal de Dalbeattie, Kirkcudbrightshire, Escócia.

37

26. Edward Smith, o capitão do navio, também afundou com o navio. Suas últimas palavras foram: "Bem meninos, você fizeram o seu dever e fizeram bem. Eu não peço mais de vocês. Eu libero vocês. Vocês sabem a regra do mar. É cada um por si agora, e Deus nos abençoe".

27. O navio recebeu seis advertências sobre icebergs durante a viagem.

28. Um barco salva-vidas foi agendado para o resgate em 14 de abril mas foi cancelado por razões desconhecidas.

38

29. O navio se partiu em dois a cerca às 02:20 do dia 15 de abril e afundou. A temperatura do mar era de -2 ° C. Poucos teriam sobrevivido mais de 15 minutos na água. Um em cada cinco teriam morrido dentro de dois minutos devido ao choque térmico.

30. Charles Joughin, o padeiro do navio, supostamente ficou na água por duas horas antes de ser resgatado com pequenos ferimentos. Ele alegou que não tinha sentido o frio devido à quantidade de uísque que ele tinha bebido.

31. 26 das pessoas a bordo eram casais em lua-de-mel.

39

32. Músicos tocaram por duas horas e cinco minutos depois que o navio atingiu o iceberg.

33. O SS Californian foi criticado por ignorar sinais de socorro do Titanic. Mais tarde, ele foi afundado por um submarino alemão.

34. O RMS Carpathia chegou as 4 da manhã e transportou os sobreviventes para Nova Iorque.

40

35. Somente 306 corpos foram encontrados. Os mortos foram levados para Halifax, Nova Escócia.

36. Os restos do Titanic foram descobertos em 1985 e situa-se a 370 milhas ao largo da costa de Newfoundland, cerca de 12.500 pés abaixo da superfície. Especialistas de mergulho marinhos usaram um submarino da Academia de Ciências da Rússia para explorar o local.

37. O iceberg penetrou 18 metros no casco do navio.

Fonte: Titanic Facts

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+