Curiosidades

4 coisas que você pode fazer para se proteger do Coronavírus

0

A pandemia de coronavírus já se tornou uma emergência de saúde pública global, com novos casos da doença a cada dia. Enquanto uma vacina para a doença ainda não fica pronta, a principal preocupação agora, e evitar o contágio da doença. Até então, a principal forma de contágio era por vias respiratórias e por meio do contato com pessoas infectadas.

Desde que o vírus foi identificado, ele tem gerado várias dúvidas e receios nas pessoas. Por causa disso, os órgãos oficiais indicaram as medidas que são necessárias, para tentar diminuir a disseminação do vírus.

princípio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tinha dito que o risco global era moderado. Mas ela foi bastante criticada e disse que errou na classificação e passou a classificar o problema como de risco elevado. E com o avanço do vírus, essa classificação sofreu uma mudança e a OMS declarou que o coronavírus é uma pandemia.

Essa pandemia já mudou vários hábitos das pessoas, como por exemplo a maneira de se cumprimentarem. Além disso, um costume muito corriqueiro, que é tocar o rosto, é uma das coisas que a Organização Mundial de Saúde (OMS) diz para ser evitado. Isso porque nossas mãos estão sempre em contato, com várias superfícies sempre. E quando esfregamos os olhos ou a boca, a contaminação pode ser maior.

A forma de transmissão do coronavírus ainda está sendo investigada. Mas segundo o Ministério da Saúde, o vírus costuma ser disseminado pelo ar ou contato pessoal,, com secreções contaminadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o coronavírus pode também sobreviver nas superfícies durante algumas horas ou então até dias.

Tentar não mexer no rosto é uma das recomendações que são feitas. Mas existem outras recomendadas pela OMS, para que o coronavírus não seja tão espalhado. Mostramos aqui quais são elas.

1 – Lavar as mãos com frequência

É muito importante garantir que nossas mãos estejam sempre limpas de uma forma adequada. As mãos devem ser lavadas com muito sabão e água e por, pelo menos, 20 segundos. Além do sabão, é válido usar gotas de álcool em gel.

2 – Cuidados ao tossir

Como uma das formas principais de transmissão é pelas vias respiratórias, é importante que se cubra a boca e o nariz, quando tossir ou espirrar. A OMS fala que a melhor forma, é fazer isso com lenços descartáveis e depois jogá-los fora. Mas se você não tiver lenços disponíveis, o recomendável é tossir no cotovelo.

3 – Distância

Para nós, manter a distância das pessoas pode ser uma coisa difícil. Mas a OMS recomenda que as pessoas não fiquem a menos de um metro de distância umas das outras. Essa é a distância que os líquidos expelidos no espirro conseguem ir.

4 – Buscar ajudar médica ao sentir sintomas

Mesmo tomando todas essas medidas, é possível que uma pessoa se infecte. Por isso, quando se notar qualquer sintoma do coronavírus, que são os mesmos de um resfriado comum, é importante que se busque uma ajuda médica. Porque assim as autoridades de saúde vão poder tomar suas providências de forma rápida, para evitar que a pessoa não transmita o vírus. Além de ser tratada de uma maneira adequada.

NASA identifica gigante asteroide se aproximando do nosso planeta

Matéria anterior

Instituto belga neutraliza o coronavírus

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar