4 problemas de saúde causados por smartphones

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      29/06/15 às 19h12

Menos de 30 anos atrás, o telefone era algo que usávamos apenas em casa. Linhas fixas espalhadas por casas no planeta eram constantemente usadas para discutir negócios, falar com amigos ou mesmo uma forma de entrar em contato com aquele flerte que te deu o número.

Menos de 20 anos atrás, o telefone móvel era uma ferramenta essencial para grandes homens de negócios e um luxo para grande parte da população. Os aparelhos pareciam tijolos, grandes, pesados e ainda vinham com antenas absurdamente imensas, que se não fossem armadas não se escutava uma palavra.

Atualmente celular é vida. Ninguém sai de casa sem seus smartphones e foi-se o tempo que os usávamos para fazer ligações. Hoje a boa é acessar a internet, ver o face, o insta e trocar mensagens por whats em qualquer lugar que estivermos.

Mas será que toda essa tecnologia faz bem para nosso corpo? Todos esses sinais de transmissão não nos afetam de alguma maneira? Hoje vamos descobrir tudo isso com uma lista de 4 problemas de saúde causados por smartphones.

4. Mandar mensagem entorta a coluna

phone-slider

Quando foi a última vez que você viu alguém mexendo no celular com a coluna reta e olhando para frente? Sempre mexemos olhando para baixo e isso pode causar problemas em nossas colunas.

Segundo estudos da Surgical Technology Intenational, constantemente colocamos nosso pescoço para baixo e aumentamos a pressão feita em nossa coluna de 12 kgs e 15 graus para 27 kgs e 60 graus. Toda essa pressão pode acarretar em desgaste precoce e até rompimento podendo levar a procedimentos cirúrgicos.

3. Sinais de 3G e 4G podem ser perigosos para crianças

3G

O economista graduado pela Universidade de Yale, Craig Palsson, publicou um estudo entre a relação de tecnologias de internet móvel e o aumento de casos de acidente com crianças em hospitais onde o sinal chega. Em sua pesquisa Palsson descobriu que os acidentes com crianças com até 5 anos de idade aumentaram em 10% após a chegada da tecnologia.

A relação estabelecida foi por causa dos tipos de acidente. Todos eram de crianças que caíam de escadas ou de parquinhos em que os professores levavam os smartphones para sala de aula.

2. Síndrome de Túnel do Carpo

shutterstock_191728364-people-texting

Essa síndrome é causada pela compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como teclar nos smartphones.

1. Ficar olhando para a tela pode causar problemas nos olhos

Man laying on bed at late night in a dark room checking his smartphone. Internet addiction.

Vários artigos ao longo dos anos dizem que olhar para a tela do seu smartphone antes de dormir pode causar insônia e vários outros dizem que pode afetar sua visão. Segundo estudos, a forte luz gerada pela tela de celulares pode acarretar catarata e riscos de câncer.

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+