5 alimentos que comprovadamente podem mudar os seus dentes

POR Eduardo Coelho    EM Curiosidades      04/07/15 às 18h08

Geralmente temos o costume de associar a alimentação como algo que faz mal aos nossos dentes. E de certo modo é bom ser sempre precavido e iniciar a escovação com escova e creme dental alguns minutos após as refeições, até porque a cárie não escolhe hora para atacar.

Muitos alimentos, inclusive, são associados ao escurecimento dos dentes, entre eles o café, os refrigerantes, não por fazerem 'mal', mas pela tonalidade intensa de suas respectivas colorações e até mesmo o famoso cigarrinho.

Em contrapartida, existem alguns alimentos que fazem o caminho inverso e auxiliam a limpar, e proteger nossa arcada dentária de formação e acúmulo de placas e até mesmo na prevenção da cárie. Confira agora alguns desses nossos aliados e que você provavelmente não tinha ideia do quanto eles podem ser úteis pros nossos dentes:

Queijos

ingrediente-curinga-queijo-parmesao-534db5b22b605

De acordo com alguns estudos, a caseína, uma proteína encontrada nos queijos, auxilia bastante nos reparos do esmalte dentário, somada ao cálcio e ao fósforo que já são abundantes em alimentos à base de leite. Mesmo pequenas porções de queijos duros, como o parmesão por exemplo, aumentam significativamente o fluxo de saliva que permite eliminar melhor os restos dos  alimentos além de neutralizar o pH bucal, o que leva a uma acidez menor na boca e consequentemente retarda o desgaste aos dentes.

Castanha-do-Pará

castanha-do-pará

A nutritiva Castanha do Pará possui uma série de óleos que ajudam a criar um tipo de película que envolve a arcada dentária, o que diminui a probabilidade das bactérias provenientes dos resquícios de outros alimentos grudarem nos dentes.

Morangos

Red-Strawberry-red-34590532-1920-1200

A suculenta fruta vermelha é rica em ácido málico, um adstringente de origem natural que auxilia a retirar manchas provenientes de outros alimentos. O morango ainda é constituído de vitamina C, que é agente natural no combate ao acumulo de placas que envolvem os dentes.

Salmão

salmaoo

O refinado e saboroso salmão, é rico em cálcio e vitamina D, ou seja, um precioso agente fortalecedor da arcada dentária.

 

Chiclete (Sem açúcar)

chewing-gum-fb

E por essa você não esperava! Em um intervalo de tempo entre  15 a 20 minutos após as alimentações, mascar goma de mascar (aquelas sem açúcar), é algo recomendável por diversos dentistas. Isso devido a uma goma chamada xilitol, que é um açúcar  que não pode ser metabolizado pelas bactérias contidas na boca. Esse tempo de mastigação da goma de mascar, ajuda a aumentar em até 5 vezes, o número de PH da boca, auxiliando no deterioramento dos resíduos alimentares contidos nos dentes.

Vida longa aos nossos dentes!

animated-tooth-image-0013

Eduardo Coelho
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+