5 animes que são mais fiéis aos seus mangás

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      23/03/17 às 10h22

Como toda adaptação, os animes também correm riscos de sofrer graves alterações quando tem seu conteúdo original transferido para as telas. Tudo bem que, em certas situações, algumas mudanças são bem-vindas e chegam até a ser um diferencial importante, trazendo algum acréscimo para a obra. Esse é um assunto delicado - existem pessoas que são tão contra a ideia de adaptação que se recusam a assistir o resultado em tela de algum livro, quadrinho ou mangá que tenha lido. Mas precisamos ter em mente que nem todo trabalho é tão ruim assim.

Vamos pegar o caso dos animes como exemplo. Alguns deles são bem fieis à obra original, tanto em relação ao roteiro, quanto ao estilo e mesmo o visual. Para melhorar ainda mais, selecionamos alguns animes que não fazem feio e respeitam muito bem seus mangás.

1 - Death Note (2006)

Baseado no mangá escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata, a história gira em torno do adolescente Light Yagami, que encontra um caderno chamado Death Note (Caderno da Morte), no qual basta escrever o nome de qualquer pessoa para ela instantaneamente morrer. O anime não só manteve a estética sombria e sinistra do mangá, como recriou a história fielmente. Claro que existem diferenças, mas são pequenas o suficiente para não prejudicar a história.

2 - Hellsing Ultimate (2006)

Uma série bem curtinha que tem como base o mangá escrito por Kouta Hirano. A história é sobre uma organização que se dedica a combater vampiros com alguém de sua própria espécie. Conhecido como Alucard, o personagem é o vampiro original que está preso à família Hellsing e, por isso, realiza os desejos de seus amos. A série de 2001 foi algo perturbador, mas a de 2006 conseguiu retratar perfeitamente o conteúdo original. Tanto que as poucas alterações que ela teve ainda tiveram um efeito positivo para o anime.

3 - Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)

Esta é a segunda série baseada no mangá de Hiromu Arakawa. O enredo é sobre os irmãos Edward e Alphonse Elric, dois alquimistas cujos corpos foram gravemente afetados por uma experiência falha. Em consequência, Edward, o mais velho, decide se juntar ao exército para descobrir uma maneira de encontrar uma cura para ele e seu irmão. Significantemente mais próxima a obra original do que o seu antecessor, essa adaptação altera apenas a ordem de alguns eventos para conseguir a curiosidade imediata dos espectadores.

4 - Dragon Ball Kai (2009)

Kai significa "atualizada" em japonês e essa é justamente a proposta dessa readaptação da obra de Akira Toriyama, . Na verdade, o anime passou por um processo de remasterizarão, suas cores foram melhoradas, o áudio corrigido e as cenas de ação ficaram mais contínuas. E, o melhor de tudo, os fillers foram eliminados, então nada de esperar dez episódios até começar alguma luta.

5 - Sailor Moon Crystal (2014)

Baseado no mangá de Naoko Takeuchi, a série foi criada originalmente para a internet. Ao contrário da primeira série de 1992, Crystal é muito mais próxima ao mangá, não apenas em estilo e roteiro, como também na estética. A nova versão também possui um trabalho de design muito mais trabalhado, que se assemelha aos traços gráficos do ilustrador. As idades das personagens foram respeitadas e a atmosfera real foi mantida, deixando parte do humor da série original de fora.

O que achou da lista? Quais outros animas que você conhece também são bem próximo de seus mangás? Não deixe de compartilha sua opinião com a gente!

Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Instagram: @gabinoronhaf

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+