• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 cidades que já dominaram o mundo antigo

POR Rafael Miranda    EM Mundo Afora      09/01/15 às 12h08

A humanidade encontrou muitos benefícios no trabalho coletivo e na formação de tribos. Antes nômades, os humanos agora podiam se estabelecer, melhorarem suas habilidades na caça, agricultura, pesca e se protegerem dos perigos de uma vida nômade. Acima de tudo, viver em grupos tornou mais fácil para se sobreviver.

Após o advento da agricultura as tribos cresceram em tamanho. O luxo de não precisar se arriscar mais para conseguir alimentos deu à humanidade a oportunidade de concentrar a nossa atenção para outro lugar. Os assentamentos em que as tribos habitavam puderam ser aprimorados e ao longo dos séculos foram se transformando em reinos e cidades.

A seguir você confere algumas das cidades que surgiram no mundo antigo e que na época eram verdadeiros centros de comércio, poder e cultura.

Pataliputra (Índia)

60

Quando Alexandre o Grande ampliou o alcance de seu império da Grécia até a Índia, ele inspirou um príncipe indiano local chamado Chandragupta a criar um império de sua autoria. Este príncipe começou a reprimir as tribos locais, e seu império ocupava quase toda a atual Índia, Paquistão e Afeganistão.

Chandragupta expulsou todos os gregos restantes do território indiano e fundou o império Maurya em 326 A.C. A cidade capital de seu império recém-formado foi Pataliputra. Vários viajantes e embaixadores, alguns gregos e alguns chineses que viram a capital a descreveram como uma cidade bela e livre de crimes.

Hindus e budistas vivia em perfeita harmonia, mesmo os mais pobres da sociedade. Durante seus primeiros anos, as estruturas da cidade foram construídas principalmente de madeira. Com o reinado do imperador Ashoka (273-232 aC), os edifícios de pedra surgiram na cidade também. Ashoka proibiu a caça para o esporte e introduziu hospitais veterinários na cidade. Pataliputra era de fato um grande destaque na cultura indiana e pode ser facilmente comparado a Roma e Xi'an em termos de poder e influência.

Xi'an (China)

61

Ela foi uma das seis capitais da China Antiga. Xi'an foi o lar da maioria das dinastias, incluindo a Han e Qin. Imperador Qin Shi Huang, fundador da dinastia Qin, foi o curador das famosas esculturas dos Guerreiros de Terracota.

A China era uma sociedade fechada. Isso inicialmente ajudou o desenvolvimento do país. Em um momento em que o mundo inteiro estava em um estado de miséria, ignorância e barbárie, a China liderava a marcha em direção a filosofia, ciência e tecnologia. Eles foram os primeiros a inventar papel, a pólvora, a moeda, e uma série de outras coisas que hoje consideramos banais.

A Rota da Seda foi nomeada assim após a outra das invenções da China: a seda. Esta estrada ligava o Oriente para o Ocidente e foi um dos motivos da criação de Xi'an.  Na cidade era possível encontrar diversas caravanas que iam rumo ao ocidente além de ter um rico comércio repleto de todos os tipos de produtos e materiais. Durante o século VIII, a população de Xi'an atingiu um recorde mundial: dois milhões de cidadãos.

Chan Chan (Peru)

62

Chan Chan foi a capital do reino Chimu, que reinou sobre atual Norte do Peru. Foi a maior cidade da América pré-colombiana, feito quase inteiramente de tijolos de adobe. A cidade existiu entre 850 AC até 1470 DC, quando o Inca conquistou a capital Chimu. A área onde foi localizado Chan Chan é um dos desertos mais hostis no planeta.

Chan Chan tinha templos, palácios, jardins, cemitérios e reservatórios de água. Chan Chan tinha nove cidadelas com alojamentos, cobrindo uma área de 20 quilômetros quadrados, e cada uma de suas nove cidadelas eram muradas separadamente tinham seus próprios templos, palácios, jardins, cemitérios e reservatórios de água.

Hattusa (Turquia)

63

No tempo de Homero Ilíada e Odisséia , o império Hitita estava no auge de seu poder. Quando a poderosa cidade de Tróia foi sitiada pelo rei Agamenon dos gregos, Hattusa, capital do império Hitita, era uma metrópole vibrante movimentada  pelo comércio e os viajantes de terras distantes.

Hattusa foi habitado pelos Hatti que estavam lá desde 2400 AC.  Uma vez que os Hatti foram derrotados, o rei Hattusili dos hititas reconstruiu a cidade e fez dela a capital do império em 1700 AC. Por volta de 1274 AC, na famosa batalha de Kadesh, os exércitos do Rei Muwattali II e do Faraó Ramsés II terminaram sua luta em um impasse.

Um tratado de paz foi então escrito em uma tabuleta de argila, resultando em paz entre os dois poderes.Esse tempo de paz durou até o fim do império hitita. Uma cópia deste primeiro acordo de paz entre duas nações é exibido atualmente na sede da ONU em Nova York.

Zimbabwe (Zimbabwe)

64

O continente Africano é o berço da humanidade, e ainda sabemos muito pouco sobre sua história. É o lar de mais de um bilhão de pessoas e tem uma grande variedade de culturas, costumes e tradições. Ele certamente tem muitos artefatos e civilizações antigas para serem descoberto.

Quando as nações europeias começaram a colonizar o mundo inteiro, os arqueólogos se depararam com um imenso complexo de pedra há cerca de 550 km da costa da África Oriental, bem no coração da atual Zimbabwe.

O crédito para a construção da estrutura foi imediatamente (e erroneamente) dado a outras civilizações e não aos africanos nativos, como os muçulmanos, persas, indianos, ou até mesmo chineses.

Em descobertas da era moderna, foi possível esclarecer um pouco melhor as origens da cidade. Esta cidade foi o lar de mais de 25.000 pessoas, mas agora está deserta. A causa de sua queda ainda é incerto. Alguns culpam a fome, outros dizem que foi devido a agitação política e outros ainda afirmam que as minas de ouro da região secaram e as pessoas abandonaram a região.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+