• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 coisas aterrorizantes e incríveis que as aranhas podem fazer

POR Ultra Curioso    EM Natureza      21/07/15 às 16h18

Tem gente que tem verdadeiro pavor delas, podendo até desmaiar se vir uma em sua frente. Outros têm verdadeiro fascínio, fazendo delas bichinhos de estimação. Mas uma coisa é consenso: apesar de pequenas, elas podem ser mortais. É das aranhas que estamos falando, esses seres da natureza tão peculiares e perigosos.

Existe até uma denominação específica para quem tem muito medo de aranhas, a aracnofobia. Mas se formos analisar o que algumas delas são capazes de fazer, esse medo extremo dos aracnídeos é até justificável. Certas aranhas são verdadeiras "ninjas", e possuem habilidades muito surpreendentes que podem ser letais!

O Ultra Curioso fez uma lista com 5 coisas aterrorizantes que as aranhas podem fazer e que, no caso de você ser um 'corajoso', te farão nunca mais subestimar o poder dessas pequeninas. Caso você já tenha um receio ou um pavor de aranhas, talvez esta matéria possa te abalar um pouquinho.

1. A aranha do "tiro ao alvo"

3700562475_0825c0c85b

Conhecida como Aranha lince verde, a Peucetia viridans costuma medir apenas cerca de 1,27 cm, mas não se engane com essa pequena 'verdinha': ela possui uma capacidade nada agradável.

A lince verde é capaz de 'cuspir' um veneno que pode chegar a uma distância de 12 cm - ou 10 vezes o tamanho dela. O veneno esguichado por ela não é capaz de matar um ser humano, mas pode causar cegueira temporária caso atinja os olhos.

2. A aranha olímpica

cebrennus-rechenbergi

Cebrennus rechenbergipopularmente conhecida como Aranha flic-flac do Marrocos, pode ser considerada uma verdadeira campeã olímpica.

Ao contrário das outras aranha, a Cebrennus não "caminha" sobre suas oito patas, não. Ela simplesmente executa acrobacias, piruetas e "estrelinhas" capazes de deixar qualquer ginasta com inveja. Seu modo típico de locomoção é uma forma de defesa, pois aumenta a agilidade e confunde o predador.

3. A aranha ilusionista

455bb9cb

Cyclosa mulmeinensis tem uma incrível habilidade que pode ser usada como modelo por muitos mágicos e ilusionistas. A aranha é capaz de criar um clone, uma réplica de si mesma para enganar presas e predadores, utilizando resto de insetos e sua teia.

4. Aranha boleadeira

aranha

Podendo ser encontrada na África, na Austrália e nas Américas, a Aranha boleadeira bolou um esquema genial para capturar sua comida.

Com hábitos noturnos, essa aranha produz um fio de seda com uma bola pegajosa na ponta. Depois ela pega esse filamento com uma de suas patas dianteiras e o usa como uma boleadeira. Ela fabrica uma substância semelhante aos feromônios de fêmeas de mariposas e "perfuma" sua armadilha com tal substância, atraindo assim sua principal presa - o macho da mariposa.

5. Aranha à prova de bala

spinne-2

A Caerostris darwini é uma estranha espécie de aranha encontrada na ilha de Madagascar, e que poderia muito bem 'trabalhar' para algum exército. A aranha produz uma teia especial 10 vezes mais resistente que a Kevlar, uma fibra sintética usada em coletes à prova de balas, e bem mais forte do que qualquer seda já descoberta.

Suas teias podem chegar a metros e metros de diâmetro.

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você


Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+