5 doenças estranhas que ninguém sabe ao certo como surgiram

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      23/10/15 às 18h00

Em humanos, o termo "doença" é muitas vezes usado para designar de forma mais ampla qualquer condição que causa dor, disfunção, desconforto, problemas sociais ou morte da pessoa atingida. Doenças geralmente afetam as pessoas não só fisicamente, mas também emocionalmente.

A morte devido a uma doença é chamada de "morte por causas naturais". Existem quatro tipos principais de doença: doenças patogênicas, doenças que causam deficiência, doença hereditária e doença fisiológica. Doenças também podem ser classificados como transmissíveis e não transmissíveis. A doença mais letal em humanos é a doença isquêmica do coração (obstrução do fluxo sanguíneo), seguido por doença cerebrovascular e infecções respiratórias.

A seguir, nós listamos 5 das piores doenças já registradas e que não se sabe qual a causa delas e nem quem as transmite. Confira:

Vírus de Marburg

20

Essa doença causadas por vírus apresenta sintomas muito similares com os do ebola. Icterícia, delírios, falência do fígado e hemorragias extensas estão entre as características devastaras da condição. Diferente do ebola, ninguém sabe como esse vírus é transmitido. Os últimos surtos registrados foram na Holanda e no Colorado, EUA. A teoria mais aceita é que o vírus seja contraído através de contato direto com macacos e morcegos.

Kuru

23

A doença de Kuru causa algo extremamente raro no nosso corpo: ela faz pequenos furos no nosso cérebro. Essas perfurações vão aumentando ao longo do desenvolvimento da doença e isso faz com que a pessoa que é vítima dessa condição trema descontroladamente. Como se isso já não fosse ruim, a pessoa pode acabar rindo incontrolavelmente também. Não se sabe até hoje o que causa essa condição médica, embora os cientistas tenham tentado relacionar isso com algumas proteínas do cérebro.

Síndrome de Nodding

22

A síndrome de nodding (nodding é o movimento para cima e para baixo com a cabeça quando concordamos com algo) foi descoberta em 1960. As pessoas que tem essa síndrome, movimentam suas cabeças de forma descontrolada. A condição afeta no crescimento das pessoas e isso faz com que os pacientes pareçam ser muito mais jovens do que são. A síndrome já foi detectada no Sudão e Uganda, mas os médicos ainda não descobriram a causa.

Urticária aquagênica

24

Essa doença é extremamente rara. Para se ter ideia somente 30 pessoas tem casos registrados dessa condição em todo o planeta. A alergia a água pode ser um problema extremamente sério. Até as lágrimas dos pacientes podem causar sérias reações alérgicas. Como o corpo é feito principalmente de água, nos casos mais graves da doença, a qualidade de vida dos pacientes é extremamente abalada. Existe um caso no Reino Unido de uma mulher de 21 anos que só pode beber Coca-Cola diet e tomar banhos de apenas dez segundos uma vez por semana.

Doença do suor

21

Essa pode ser considerada a pior doença da lista. Não se sabe qual a causa, como a pessoa adquire a doença e o pior: a vítima por morrer em questão de horas após os primeiros sintomas. A doença do suor tem como sintomas: frio, dor de cabeça, tremores violentos e dores em todo o corpo. Depois o paciente sento um calor excessivo, tem alucinações, hipertensão, sede e suor intenso. No mundo todo, 6 pessoas já tiveram essa doença.

Rafael Miranda
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+