CuriosidadesMundo Animal

5 efeitos curiosos e assustadores que uma picada de aranha pode causar

0

 

Embora o Homem-Aranha tenha suas habilidades e incríveis poderes de super-herói por conta de uma picada de uma aranha geneticamente alterada, a realidade de quem é mordido por um aracnídeo não é bem essa. As vítimas de mordidas de aranha-comuns podem ter de lidar com os efeitos da aranha-mordida que não têm nada a ver com ser capaz de escalar paredes e subir em torno de tetos.

O veneno de aranha possui um dos efeitos mais estranhos quando injetado em humanos. Ele causa ereções indesejadas, tecido morto da pele que chega a ficar preto, erupções incomuns na pele, além de suor pesado chegando a fazer poças d’água no chão e xixi escuro.

Mas esses sintomas além de raros, são extremamente incomuns. Grande maioria das picadas de aranha não chegam a causar danos  e , quando causam, geram apenas uma ligeira irritação e coceira.

E esses casos raros foram registrados pela medicina e a Fatos Desconhecidos vai mostrar para você algumas das mais estranhas picadas de aranha que tiveram efeitos sobre as pessoas.

08175418953714

Na verdade, as aranhas não costumam morder as pessoas, e se o fizerem, é porque se sentem ameaçadas. É uma questão de instinto animal mesmo. Elas agem do mesmo modo que o gambá que ataca quem quer que seja caso se sinta ameaçado ou desconfortável com qualquer tipo de situação que chegue ou que ofereça ameaça para o animal. Aranhas viúva-negra e parda solitária são as duas únicas espécies de aranhas na América do Norte cujas picadas às vezes podem resultar em sintomas mais graves do que a dor local e o inchaço, de acordo com Rick Vetter, um arachnologist aposentado da Universidade da Califórnia, Riverside.

Aqui estão algumas das mais estranhas picadas de aranha que tiveram efeitos sobre as pessoas.

Hobo-aranha-entre-as-mais-perigosas

 

1. Efeito viagra

10659975435_529eeb859b_b

O veneno da aranha brasileira errante contém uma toxina cujas qualidades de indução de ereção incomum têm atraído a atenção da indústria farmacêutica. No ano de 2007, pesquisadores descobriram que as mordidas da aranha errante brasileira pode causar ereções longas e dolorosas nos machos humanos, juntamente com outros sintomas. O efeito acontece porque o veneno da aranha aumenta os níveis de óxido nítrico, que é um produto químico que aumenta o fluxo sanguíneo.

A errante brasileira  possui um tamanho de corpo que alcança até 2 polegadas (5 centímetros) e pernas alongadas que vãos de 5 a 6 polegadas (cerca de 13 a 15 cm). Embora o tamanho da aranha rolante seja assustadora e pode fazer com que pareça ameaçador, ela não é agressiva e, como a maioria das aranhas, só atacam quando se sente ameaçada, segundo os biólogos.

2. Tecido morto

PICADA-ARANHA-MARROM

Embora tenham ocorrido casos de “aracnidismo necrótica”, no qual veneno da aranha mata tecidos humanos, tais casos são extremamente raros. Pesquisadores estimam que menos de um caso de tecido humano morto é relatado por cada 5.000 picadas de aranha a partir de amostras verificadas.

picada-de-aranha-venenosa-derreteu-a-cartilagem-da-orelha-de-uma-holandesa598e0eec4d3aec72fd17841945e6c4ab

A única aranha na América do Norte cujas mordidas foram mostradas para matar o tecido humano, em casos raros, é a aranha marrom recluso. Quando ocorre necrose em alguma parte do corpo, às vezes o tecido pode ficar preto por conta da morte das células que estão naquele local. Um desses casos foi relatado no ano passado, no qual uma mulher em férias na Itália desenvolveu necrose em seu ouvido depois de ser mordido por uma aranha marrom recluso. Parte de sua orelha ficou preto, e seu médico tinha que remover o tecido morto e restaurá-lo, usando cartilagem de costela da mulher.

3. Poças de suor

suor

Algumas vítimas de mordidas de aranha foram encontradas suando tanto após serem mordidas, que o suor formava poças no chão. A transpiração excessiva é um dos sintomas que podem resultar de picadas de certas aranhas que afetam o sistema nervoso. O veneno da viúva negra, por exemplo, ataca nervos bloqueando os seus sinais para os músculos. Isto faz com que os músculos se contraiam repetidamente, o que pode ser uma consequência dolorosa e stressante para o corpo.

4. Doenças do sangue incomuns e xixi escuro

fig41

Esse foi o caso de um homem na França que desenvolveu uma estranha erupção cutânea e os médicos também descobriram que ele tinha uma doença do sangue chamada periarteritis nodosa (PAN), em que as pequenas artérias ficam inchadas e danificadas. Os médicos ligaram a sua condição de sangue com a mordida da aranha marrom.

As doenças do sangue são alguns dos sintomas raros que ocorrem em pessoas que foram mordidas por aranhas. O recluso veneno marrom veneno pode causar sérios danos às células sanguíneas chegando a estourar e liberar seu conteúdo no plasma, em um processo chamado de hemólise. Como resultado, a pessoa picada pode desenvolver anemia e pode durar de quatro a sete dias. Estes problemas de sangue podem levar a outros sintomas, tais como lesão renal aguda e icterícia (amarelamento da pele), como a proteína do sangue chamada hemoglobina quebra. Os resíduos de produtos da decomposição pode se acumular no sangue, e virar a urina escura quando então são excretados.

5. Rash estranho

moder

As picadas de aranha são tão imprevisíveis que algumas pessoas chegam a desenvolver reações inesperadas na pele. Um paciente de 66 anos de idade, na França, desenvolveu uma erupção estranha em seu corpo depois de ser mordido por uma aranha. A suspeita dos médicos era de mais uma vítima do ataque de uma aranha marrom recluso. O homem tinha colisões de tamanho pinhead nos antebraços, que mais tarde se espalhou para outras partes do seu corpo. A equipe médica logo foi acionada e o diagnostico do homem foi dado como uma condição chamada pustulose exantemática aguda generalizada (AGEP), que normalmente ocorre em pessoas que tomam antibióticos.

O que acontece quando alguém põe a cabeça em um acelerador de partículas?

Artigo anterior

Você sabe por que os Dursley eram tão terríveis com Harry Potter?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido