icone menu logo logo-fatosnerd.png


5 animes que preveram o futuro

POR Ana Monteiro EM Fatos Nerd 25/08/17 às 13h09

capa do post 5 animes que preveram o futuro

Um dos grandes triunfos das narrativas ficcionais é poder criar histórias a respeito de coisas que não existem e imaginar um mundo completamente diferente a partir disso. Mesmo sabendo que coisas como Death Note não existem, essas histórias nos prendem por vários episódios imaginando cada possibilidade que pode surgir a partir de um objeto místico ou alguma tecnologia que ainda não dominamos.

Mas quem sabe as invenções que vemos hoje nos quadrinhos, animes e filmes não possam se tornar realidade em algum momento? Acha que é exagero falar isso? Para te convencer aqui vão cinco animes que mostraram coisas que se tornaram realidade.

1 - Akira

Akira foi lançado em 1988 e é uma ficção científica que mostra um futuro distópico no Japão após os eventos da Terceira Guerra Mundial. Mas a previsão que esse anime fez não está relacionada a conflitos entre potências mundiais e sim com o fato de que no longa metragem o Japão era anfitrião dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020. E adivinhe só.... Em 2013, durante a seleção olímpica, Tóquio foi escolhida para receber esse evento no mesmo ano mostrado do filme.

2 - Megazone 23

Megazero 23 também é outra animação das antigas, e diferente de Akira não é muito conhecida pelo público atual. Lançado em 1985, trama gira em torno de Eve, uma celebridade do pop japonês amada pelo seu país, mas que na verdade é virtual. Parece bobeira, mas quem escutaria as músicas de alguém que nem existe? Bem, nos anos 2000, a tecnologia Vocaloid começou a ser desenvolvida e enfim lançada em 2004 e tem como principal cantora virtual a garotinha de cabelos e olhos azuis, Hatsune Miku.

3 - Ghost in the Shell

Ghost in the Shell mostrou como um hacker poderia fazer toda a sociedade de refém por confiar demais na tecnologia, veja bem, o tema de guerra de informação não é recente, mas o primeiro longametragem da franquia foi lançado nos anos 90. Será que precisamos te dar um exemplo maior do que a WikiLeaks para mostrar como Ghost in the Shell estava certa sobre esse aspecto do futuro?

4 - Tokyo Magnitude 8.0

Essa coprodução feita pela Bones e Kinema Citrus, as empresas pesquisaram sobre as consequências dos terremotos na vida da população japonesa e coletaram várias entrevistas de pessoas contando suas histórias. A trama gira em torno da previsão de que Tóquio tem uma previsão de 70% de chance de ser atingida por um terremoto de magnitude 8. O anime foi lançado em 2009, e dois anos depois um terremoto de magnitude 6.6 devastou o país e causou danos catastróficos a usina nuclear de Fukushima.

5 - Sword Art Online

Boa parte de Sword Art Online se passa na realidade virtual do jogo, e é essa a previsão que o anime acertou em cheio. Os jogadores precisam utilizar um dispositivo na cabeça para serem 100% imersos no MMORPG, e a história fica mais sombria quando eles são trancados na realidade virtual e sua morte lá acarreta a morte no mundo real também. Ainda não chegamos nesse ponto, e tomara que nem cheguemos, mas já é bastante atual dispositivos de realidade virtual como o Oculus Rift.

Você é fã de algum desses animes? E qual outra obra que você conhece também fez uma previsão incrível sobre o futuro e acertou em cheio? Conta pra gente nos comentários!


Próxima Matéria
avatar Ana Monteiro
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest