• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 mensagens chocantes que ninguém nunca percebeu em "Jogos Vorazes"

POR Rafael Miranda    EM Entretenimento      19/11/15 às 12h56

Jogos Vorazes traz muitas mensagens que nem todos os espectadores e leitores percebem quando assistem ou lêem pela primeira vez a história da jovem de 16 anos, Katniss Everdeen. Ela vive em um mundi distópico e pós-apocalíptico na nação de Panem na América do Norte. A Capital, uma metrópole altamente avançada, exerce o controle político sobre o resto da nação.

A ficção científica é um teste para as ansiedades coletivas do presente, especialmente quando se trata de histórias sobre infernos distópicos. Em Jogos Vorazes, crianças e adolescente se matam por esporte. Isso é uma crítica implícita as políticas mundiais de governo que acabam prejudicando diversas pessoas.

Você encontrará algumas idéias surpreendentes sobre esperanças e medos da nossa sociedade na trilogia. Conheça a seguir, 6 mensagens que estão implícitas em Jogos Vorazes e poucas pessoas acabam percebendo:

Apocalipse

40

Cada história distópica moderna que vemos em livros e filmes tem uma temática bastante similar: mudanças climáticas catastróficas que são resultado da ação humana. Você pode perceber isso em filmes como "Elysium", "Expresso do Amanhã", "Interestelar" e Maze Runner.

Todos esses filmes são cenários em que a miséria é leva a atitudes extremas da humanidade. Em quase todos esses casos, a humanidade está forçada a viver entre as suas próprias ruínas antes de formar um governo de opressão como um efeito colateral da escassez de recursos. Em Jogos Vorazes, a nação de Panem é claramente uma visão pós apocalíptica dos EUA.

Tecnologia

41

Nas distopias mais recentes, como "Maze Runner" e "Jogos Vorazes" a tecnologia não é extremamente demonizada como em outras ficções que abordam tecnologia e vigilância. Katniss pode viver em um mundo no qual está implícito que a Capital está sempre observando, mas que a vigilância é um aborrecimento secundário. Tudo o que ela tem que fazer é ficar dentro de casa ou andar fora dos limites observados.

Fim do medo de "lavagem-cerebral"

42

É difícil fazer um filme que aborde temas como lavagem cerebral e manipulação de massas quando você também está tentando cultivar sinergia corporativa. Veja o caso de "Matrix", por exemplo. Desde os anos 70, nossas vidas têm sido cercadas de propagandas e ideias que nem sempre acabam nos influenciando. Talvez o medo de lavagem cerebral tenha se tornado menos prevalente, devido à forma como afetado pela informação que recebemos.

Riqueza para poucos

43

Não é de hoje que esse tema é abordado na ficção. Fica claro que outra das temáticas centrais de Jogos Vorazes é a ascensão dos ricos da Capital que dominam os pobres e trabalhadores de outros distritos. O mesmo contexto pode ser visto na nova versão de "Mad Max" onde existe um maníaco que se apodera da água e mora acima dos infelizes e age como um senhor da guerra. Em todos os casos, vemos uma total falta de uma distruição de renda - muito parecido com a vida real.

Finais felizes

44

Não é um spoiler dizer que franquias como Jogos Vorazes e Maze Runner têm finais felizes, porque isso é o cada filme distópico faz atualmente. Se alguém tenta quebrar a monotonia, o público se sente enganado e traído. O ponto de mostrar um futuro sombrio é procurar afastar a sociedade de ideologias vilanescas como as exibidas nas histórias.

Podemos evitar um holocausto nuclear, desmantelando o nosso arsenal antes que seja tarde demais. Podemos evitar o apocalipse dos robôs ao reduzir nossa arrogância em direção a Inteligência Artificial e podemos impedir mudanças climática através de programas para um mundo mais verde hoje. Certo?

E você, que mensagens você percebeu dentro da saga "Jogos Vorazes"? Deixe seu comentário!

Próxima Matéria
Via   Cracked  
Imagens IMDB
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+