5 mitos relacionados à saúde que confundem até mesmo os médicos

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      06/03/15 às 11h59

Muitas recomendações de saúde nos dizem que o sol pode fazer muito mal para a pele, mas precisamos dele também para que o nosso organismo absorva determinadas vitaminas. Mesmo assim, algumas pessoas evitam completamente os banhos de sol por medo.

Esse é um bom exemplo de como alguns mitos relacionados à saúde podem nos confundir, e, em alguns casos, até mesmo aos médicos. Confira:

1. O sol não é um grande vilão

sol

Segundo o artigo publicado no site Zenewsnetwork, não existe evidência que comprove que a exposição ao Sol pode causar câncer. Por outro lado,  a luz solar estimula nosso corpo a produzir vitamina D, que pode proteger a pele desse tipo de doença e evita até a depressão.

Uma pesquisa de cientistas norte-americanos descobriu que alguns protetores solares que têm vitamina A em sua composição podem, na verdade, acelerar a divisão de possíveis células cancerígenas. De acordo com a pesquisa, os protetores podem até prevenir queimaduras solares, mas não impedem que os raios ultravioletas cheguem à nossa pele.

 2. Nem tudo que tem soja é saudável

soka

A soja pode fazer bem à saúde, desde que ele seja fermentada. O consumo da soja não fermentada pode causar danos cerebrais, câncer, pedras nos rins e outros problemas de saúde, de acordo com estudos.

A soja não fermentada está presente em sucos, iogurtes e afins. De acordo com publicação no site Pat Feldman, o consumo de produtos feitos à base de soja não fermentada têm proteínas industrializadas e podem aumentar o nível de substâncias cancerígenas.

3.Adoçantes artificiais não ajudam a perder peso

adoça

Parece que muitos substitutos do açúcar tendem a proporcionar efeito contrário àqueles que buscam emagrecer. Além isso, o açúcar artificial pode elevar o índice de insulina, o que pode causar aumento do peso.

4. Leite sem ferver é saudável

leche

Quando fervemos o leite conseguimos eliminar alguns microrganismos que fazem mal à saúde, no entanto, o leite também perde alguns componentes que fazem bem ao nosso organismo. Um artigo publicado no site The Tree Hugger defende o uso do leite não fervido e explica que ele pode apresentar muitos benefícios, principalmente para pessoas que apresentam alergias e asma.

5. Um dieta sem gordura não é tão saudável

gordura

O nosso corpo precisa de gordura, assim como de muitos outros diversos componentes. A grande questão quando pretendemos ter uma alimentação saudável é que devemos comer um pouco de tudo, privar alguns tipos de alimentos da nossa alimentação pode ser prejudicial.

 

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+