Veja que os golfinhos não são tão dóceis como imaginamos

POR Isabela Ferreira    EM Mundo Animal      22/05/18 às 18h30

Sempre que falamos sobre golfinhos, temos aquela ideia de que são criaturas extremamente inteligentes e amigáveis. Que possuem uma boa relação tanto com humanos, quanto com seus amigos e parentes. Mas não é bem o que esse registro nos mostra. Enquanto os fotógrafos Alister Kemp e Jamie Muny faziam um tour de barco, avistaram um golfinho atacando um outro animal prateado. Inicialmente acreditaram que ele apenas estava caçando um salmão, mas puderam comprovar algo bem mais estranho.

Após observarem melhor, perceberam que na verdade, o golfinho estava atacando uma espécie de boto. O comportamento do animal é surpreendente, uma vez que nunca esperamos que ele seja capaz de algo tão brutal. Segundo pesquisadores do Sea Watch Foundation, esses ataques são bastante raros e ainda não se sabe ao certo o que leva os golfinhos a agirem desta maneira.

Segundo Chiara Giulia Bertulli, oficial da organização: "A causa desses incidentes não é clara, mas interações agressivas podem ser devidas à alta concorrência das duas espécies, o que pode resultar em competição sobre um recurso alimentar compartilhado, ocasionalmente levando à morte das espécies menores. Embora outras teorias incluam o infanticídio mal direcionado". De acordo com Kemp, que é especialista em registrar golfinhos, nunca  havia presenciado uma cena como esta.

Vídeo

De fato, golfinhos que cometem parricídio (ato de matar o pai, mãe, ou outros ascendentes) são extremamente raros, mas não desconhecidos. Em 2011 por exemplo, um caso bem semelhante já havia sido registrado na Califórnia. Mais casos do tipo foram aparecendo no mesmo local e os pesquisadores passaram a acreditar que os motivos se tratavam de disputas sexuais.

De qualquer forma, o fato é que ainda temos muito a aprender sobre os golfinhos e todas as espécies em geral. Sempre acabamos sendo surpreendidos por um novo tipo de comportamento que precisa ser explicado.

E então pessoal, o que acharam? Imaginavam que os golfinhos poderiam ser tão violentos assim? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Via   IFL Science  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+