• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 Questões bizarras que a ciência explica

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      06/03/15 às 13h28

A ciência busca resposta para os questionamentos mais variados do ser humano. Desde coisas complexas relacionadas à fisica, engenharia, química entre outro a até analise de comportamento das galinhas.

Nós da Fatos Desconhecidos reunimos 5 questões peculiares que foram respondidas pela ciência, mesmo que a maioria delas quase ninguém tivesse pensado nelas. Confira a seguir e surpreenda-se.

É verdade que o pão com manteiga tende a cair para baixo?

40

Muitas pessoas acham que quando um pão cai no chão, o lado com manteiga com para baixo, por ser o mais pesado, é o que se direciona ao chão. Bom, a explicação está um pouco além disso. Robert Matthews, um cientista e jornalista britânico se empenhou em descobrir essa questão.

Matthews publicou um artigo em 1996 sobre o assunto e em 2000 realizou testes para comprovar suas teorias. Ele descobriu, após analisar 10.000 pães sendo jogados no chão que em 62% dos casos o pão acaba caindo com a manteiga para baixo.

Outro fato que ele descobriu é que apenas em alturas superiores a 2,4 metros fazem com que o pão tenha chances praticamente iguais de cair para ambos os lados da mesma forma. Por quê? Porque o pão quando cai de uma altura mais baixa, não tem a chance de fazer uma rotação completa antes de atingir o chão.

É possível andar sobre a água?

41

Quando se fala sobre andar sobre a água muitos pensam na história de Jesus Cristo. Para os crentes, um milagre; para os céticos, uma farsa. Mas afinal de contas, é possível realizar esse feito?

Em 2003, um grupo de cinco investigadores europeus realizaram uma experiência em que era imitado a forma como os lagartos corriam sob a água. Eles fizeram isso pois os seres humanos em circunstâncias normais, são incapazes de correr o suficiente para andar em cima da água.

Os seres humanos são muito pesados para andar em cima da água. Os cientistas utilizaram de artifícios que "enganavam" a gravidade para que o feito pudesse ser realizado. Sendo assim, eles chegaram a conclusão de que os humanos poderiam andar na água em locais onde a gravidade fosse 10% da gravidade da Terra.

Galinhas preferem pessoas bonitas?

42

Para nós a maioria das galinhas é praticamente idêntica. Pesquisadores da Universidade de Estolcomo pensaram no contrário: será que as galinhas veem os seres humanos como se fossem todos idênticos?

A pergunta bizarra serviu como experimento em seis galinhas treinadas que foram colocadas para reagir à diferentes imagens de seres humanos. Quando as galinhas já estavam treinadas para reconhecer rostos de humanos do sexo oposto veio a surpresa: as galinhas classificaram os rostos dos mais bonitos para os mais feios.

Qual a comida preferida dos cavalos?

43

Assim como nós, os animais também tem suas preferências alimentares. Um trio de investigadores britânicos tiveram a ideia de descobrir qual era o alimento preferido dos cavalos. Em 2005, oito cavalos sortudos participaram do teste em que foram alimentados com cereais de diversos sabores diferentes para que fosse descoberto sua comida preferida.

Dos 15 sabores testados, 8 foram os mais apreciados pelos cavalos. Assim, os cientistas chegaram a seguinte classificação de preferência é: feno-grego, banana, cereja, alecrim, cominho, cenoura, hortelã e orégano. Agora você sabe o que um cavalo gosta.

As pulgas dos cães pulam mais altos do que as pulgas dos gatos?

44

A pergunta sem sentido foi feita pela Escola Nacional de Veterinária de Toulouse em 2000. Eles usaram alguns cães e gatos, tubos de plástico e muitas pulgas saltitantes para fazer o teste. Eles colocara as pulgas das espécies Ctenocephalides felis (pulga de gato) e Ctenocephalides canis (pulga de cachorro) em tubos de plástico q era aumentados a medida que as pulgas pulavam para fora dele.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que as pulgas de cães pulam mais alto. A altura média de um salto de uma pulga de cachorro foi 15,5 centímetros, em comparação com 13,2 centímetros das pulgas de gatos. A melhor pulga saltadora de cachorro atingiu 25 centímetros, enquanto o detentor do recorde da pulga de gato pulou 17 centímetros.

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+