7 produtos do seu dia a dia que já foram responsáveis por matar pessoas

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      01/09/15 às 15h41

O perigo da morte está presente em qualquer lugar que você esteja. E não importa onde, pode ser na rua, no trabalho e até mesmo na sua casa.

Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você outras coisas simples em sua casa que podem te matar. Até mesmo as plantas podem tirar a vida de alguém(Clique aqui e confira a matéria).

Parece inacreditável, mas existem alguns itens dentro da sua casa que podem levar à morte(se ingeridos em grandes quantidades). O site Digg divulgou uma lista com algumas coisas que você encontra em casa e até a quantidade necessária para que um ser humano perca sua vida. Parece bizarro, mas é bastante interessante.

Confira aí alguns produtos que você encontra em sua própria casa e que já foram responsáveis por matar pessoas:

1 - Geladeira

P1020142

As geladeiras antigas não tinham as borrachas magnéticas de vedação e isso causava descargas elétricas em quem manuseasse um eletrodoméstico desse. Além de choque, as geladeiras podiam matar por um outro motivo. As linhas antigas possuíam uma porta de trinco que impediam a abertura por dentro. No ano de 1995, uma grande quantidade de crianças nos Estados Unidos se esconderam nesses formatos de geladeira(por simples diversão) e, ficando presas, acabaram morrendo por asfixia.

Foi aí que em tempos depois uma nova vedação e porta para as geladeiras foram desenvolvidos e o mais curioso é que os testes eram feitos com a força da puxada de crianças.

Elas eram aprisionadas dentro dos novos modelos e os cientistas observavam como era a medida de força com que elas empurravam. Depois de colhidos os dados nesse novo método de normas para fabricação das geladeiras, um estudo feito em 1985 sobre saúde pública nos Estados Unidos apontou que na Califórnia as mortes de crianças por asfixia em geladeiras tinha caído pela metade.

2 - Água

d

Tomar água é um hábito que todos os médicos e nutricionistas recomendam às pessoas por fatores de saúde e bom funcionamento do organismo. A média recomendada são de 2 litros da bebida por dia para atender às necessidades que o metabolismo exige. Mas a água pode matar. Se uma pessoa ingerir 6,5 litros seja em intervalos curtos de tempo ou até mesmo de uma só vez você vai causar um dano muito grave para o corpo.

Apesar de a nossa estrutura física ser de quase 100% de água, o excesso em qualquer coisa é geral e isso vale para água. Se alguém ingerir 6,5 litros vai causar um colapso no corpo e, automaticamente, seu sistema vai parar de funcionar.

3 - Pasta de Dente

a-escolha-da-pasta-de-dente

Você a usa todos os dias e não sabia que ela pode matar alguém. A pasta de dente é usada por jovens e adultos, mas principalmente mais consumida por crianças. Em excesso, ela pode te levar à morte instantaneamente. Não tem problema você consumir uma pequena quantidade para escovar. Para uma pasta de dente causar a morte de um indivíduo, consumir 13 tubos do produto seguidamente levará o seu sistema nervoso central a uma pane e causar sua morte.

4 - Cenoura

RABBITcARROT_2257853b

Elas são grandes fontes de vitaminas, além de possuírem o papel de fortalecer e dar energia ao sistema nervoso. A cenoura é um alimento que está presente na dispensa ou geladeira da sua casa e que já levou uma pessoa à morte. Uma, duas, três cenouras não fazem mal, agora se você consumir acima de duas dúzias por semana pelo período de 8 meses, fará com que sua pele mude a cor da pigmentação para laranja e passe a ter uma condição chamada carotenemia.

Um indivíduo que consumir 215 cenouras(o equivalente a quase 20 kg) de uma só vez, vai acabar ficando com o organismo envenenado por conta de carotenoides.

5 - Limpador de Vidro e Sabão em Pó

670px-Make-Windshield-Washer-Fluid-Step-1

O Ministério da Saúde já registrou mortes por conta do veneno de rato, o famoso chumbinho, ingerido por pessoas ou colocado intencionalmente em refeições porque a substância causa a morte. E o limpador de vidro e o sabão em pó estão presentes nos lares de muita gente que também podem causar a morte de uma pessoa. Assim como muitos já ingeriram o veneno de rato, se uma pessoa ingerir 58 ml desse tipo de produto vai ter intoxicação no corpo.

E se não continuar satisfeito com os níveis de satisfação, pode ingerir 400 ml do produto e partir dessa para um outro plano de vida. O produto causa danos no sistema nervoso e te levará à morte. Com o sabão em pó, basta ingerir 17 copos de sabão. Se uma pessoa ingerir a versão líquida, terá muitos desconfortos estomacais e complicações no sistema digestivo.

6 - Refrigerantes e Sucos de Caixinha

sugar-in-coke

Cientistas da Universidade de Harvard realizaram uma pesquisa e descobriram que bebidas açucaradas industrializadas podem causar 184 mil mortes por ano. O estudo foi feito com base no cruzamento de dados correspondentes ao consumo de refrigerantes e sucos em todos os cantos do mundo com as mortes por doenças com associação à obesidade. A pesquisa sobre industrializados açucarados reflete cerca de 60% da população mundial. Só nos Estados Unidos, as mortes chegam ao número de 45 mil por ano.

O estudo concluiu que cerca de 70% das 184 mil mortes têm como principal causa o diabetes. O restante acontece por conta de alguns tipos de câncer e problemas cardíacos. Em um outro estudo publicado pelo Circulation, que utilizou uma análise internacional, o consumo de refrigerantes causa 45 mil mortes por doenças cardiovasculares enquanto que as causadas por câncer atingem cerca de 6.450.

7 - Televisão

televisão-sala-família

O Jornal da Associação Americana do Coração publicou um artigo que revelou que pessoas que assistem televisão por cerca de três ou mais horas durante o dia, têm chances duplicadas de morte precoce. Já quem curte fazer maratona de séries, o risco de morte precoce é potencializado.

O responsável pelo estudo, Miguel Martinez-Gonzalez do Departamento e Saúde Pública da Universidade de Navarra, na Espanha, afirma que "Assistir televisão é um comportamento altamente sedentário e há um aumento na tendência a todos os tipos de comportamento sedentário. Nossos resultados estão de acordo com uma série de estudos anteriores, em que o tempo gasto assistindo televisão foi relacionado à mortalidade".

O estudo aconteceu da seguinte forma: foram acompanhados 13 mil adultos com idades médias de 37 anos considerados saudáveis e pelo período de 8 anos. O estudo focou na associação do risco de causa de morte a partir de três pontos comuns, que são o tempo gasto no computador, dirigindo no trânsito e assistindo televisão.

large

A pesquisa concluiu que a morte é um risco duas vezes mais grave nos candidatos que passavam mais tempo em frente à televisão. Depois de passados os oito anos, muitas mortes ocorreram, sendo 32 por causas diversas, 46 por câncer, 19 às doenças cardiovasculares e outras 97.

A associação de morte prematura e o tempo perdido no trânsito, por exemplo, não foi encontrada e isso também vale para quem passa muito tempo online navegando na internet. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de TV Universitária, Gabriel Priolli,  "A média do brasileiro é de quatro horas e, em São Paulo, chega a seis horas diárias". Para que você mantenha seu corpo e mente ilesos de danos e morte prematura por conta do excesso de televisão assistida, o tempo recomendado para curtir a programação da TV é de uma hora diária, em média, segundo relatam alguns estudos.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as crianças passam 50% do tempo ligadas no aparelho do que em uma atividade escolar ou não escolar, por exemplo. Cerca de 93% delas possuem acesso à televisão.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+