• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

5 realidades chocantes sobre o consumo de açúcar

POR A redação    EM Curiosidades      08/01/16 às 17h59

Consumimos açúcar todos os dias, por mais que você não consuma os grãozinhos brancos, você com certeza está ingerindo esse alimento através do que você come. Alguns amam outros não são tão chegados assim. Mas a açúcar domina o cardápio principalmente do brasileiro. Quem não é assim apaixonadinho num brigadeiro?

É difícil resistir e muitos até tentam, tem gente que chega a controlar rigorosamente o seu consumo, seja por um motivo ou seja por outro. Resumindo, estamos falando de um alimento que todo mundo gosta e que engloba uma série de polêmicas a seu respeito.

Mas afinal o que é verdade, e o que não é? Confira 5 curiosidades sobre a açúcar que podem mudar o modo como você encara esse alimento.

1- O consumo excessivo de açúcar pode te deixar menos inteligente

candy

Uma pesquisa realizada em maio de 2012, descobriu que se você manter uma dieta rica em frutose por um tempo prolongado, você provavelmente terá dificuldades em aprender e também de se lembrar de informações.

Mas não se desespere, esse mesmo estudo também revelou como contornar a situação, mostrando que o consumo do "mega 3 funciona como uma espécie de bloqueio para esses efeitos colaterais.

2- A açúcar não deixa as crianças hiperativas

mat3

Se seus pais te privaram de uns docinhos porque acreditavam que você ia ficar ainda mais levado, eles se enganaram, e você rodou nas guloseimas por pura falta de informação. Um estudo realizado em 1994, provou que não existe nenhuma relação clara entre o consumo de açúcar e a hiperatividade em crianças. Então papais, podem liberar, que os "monstrinhos"são assim mesmo, e não vão ficar piores por isso.

3- O pão integral em média possui mais açúcar do que o pão convencional

paointegral

Ok, não podemos negar, o pão integral é muito mais nutritivo, contem fibras, vitaminas B, E, magnésio e uma série de outras coisas. Mas os pães integrais tendem a ter mais açúcar que o pãozinho branco, isso porque ela é usada para neutralizar o gosto amargo que a farinha integral possui.

4- Ela ativa o nosso cérebro da mesma maneira que a cocaína

Cocaine

Em uma ressonância magnética é possível perceber que a açúcar ativa a mesma área do cérebro que a cocaína e a heroína. Um estudo realizados com ratos de laboratório que foram viciados em em ambas as substâncias, comprovou que o vício em açúcar era ainda mais sério, pois os ratos optavam por água com açúcar no lugar da droga. Então sim, açúcar vicia.

5- Tirar a açúcar da sua dieta, não significa necessariamente que você irá emagrecer

dieta-detox-sem-acucar-doces

Estudos indicam que o consumo de açúcar não está diretamente relacionado ao aumento de peso de uma pessoa. O que acontece é que uma pessoa que consome açúcar frequentemente terá uma dificuldade maior em perder peso do que uma pessoa que mantém uma dieta livre desse alimento. O que realmente importa para a perca de peso é um balanço entre uma boa alimentação e atividade física, e não um alimento ou outro em específico.

Vocês sabiam todas essas curiosidades? Alguma delas chamou mais sua atenção? Comenta pra gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+