5 referências da cultura pop escondidas em jogos famosos
Tempo de leitura:3 Minutos, 26 Segundos

5 referências da cultura pop escondidas em jogos famosos

Sem grande segredo, a maioria das pessoas simplesmente adora uma referência, ou easter egg como também é conhecido. Assistir algum filme ou série ou então ler uma história em quadrinho ou mesmo um romance e ser capaz de reconhecer a referência feita na obra é totalmente gratificante. O sentimento animador de saber de qual universo ela faz parte é algo que todos gostamos de sentir. Quando o assunto é cultura pop então, a sensação é de que, no fundo, tudo está ligado.

O mais interessante, e de certa forma desafiador, é que os easter eggs podem vir de várias formas: por meio de imagens, de textos, de diálogos ou mesmo de alguma atitude. É como se não existissem limites para qual método utilizar de como as referências podem ser apresentadas, o que de certa maneira é verdade. E, o melhor de tudo, é que também não existe uma área específica para elas aparecerem, ou seja, desde filmes à quadrinhos isso pode acontecer.

Os easter eggs já fazem parte da cultura nerd/geek há bastante tempo. A Marvel Studios, por exemplo, coloca referências em quase todos os seus filmes. Agora, o que muitas pessoas se esquecem é que elas também estão presentes em diversos games. O que mais existe são jogos que possuem altas referências à cultura pop. Pensando nisso, selecionamos alguns easter eggs em famosos jogos que você, provavelmente, apareceu e você nem percebeu.

5 – Weeping Angels (The Witcher 3)

Essa aqui é para aqueles que gostam (ou mesmo conhecem) Dr. Who, a lendária série britânica de ficção científica e fantasia. Os Weeping Angels são uma das figuras mais clássicas da fase moderna do programa. Essas criaturas eram uma espécie extremamente poderosa de humanoides, capazes de mandar qualquer coisa que observa por muito tempo para outra dimensão. Para evitar que isso aconteça entre eles mesmo, as criaturas cobrem seus rostos com as mãos. Em The Witcher 3, os Weeping Angels aparecem na missão Mosnter in the Cemetery, você encontrará com essas criaturas logo depois de finalizá-la.

4 – Gato Ônibus (Persona 5)

Meu Vizinho Totoro é uma das clássicas obras de Hayao Miyazaki e consegue ser marcante em tudo. No entanto, um gato em forma de ônibus não é algo que se vê em qualquer lugar e Persona 5 fez questão de lembrar a todos dele. Você ganha acesso opcional ao veículo felino em uma caverna chamada Mementos.

3 – Edgar Allan Poe (Fallout 4)

O mestre da literatura gótica faz uma participação em Fallout 4. Bem, na verdade não é Edgar Allan Poe em pessoa, mas sim uma referência a uma de suas obras mais famosas: O Barril de Amontillado. Publicado em 1846, o conto traz um história sobre amizade e ciúmes. De qualquer forma, caso não tenha lido (leia!) um dos personagens “enterra” o outro na parede de seu porão. O detalhe é que quando isso acontece, a pessoa está viva. Seu corpo é descoberto apenas anos mais tarde, só um esqueleto na parede.

2 – Robbie the Rabbit (Silent Hill 4)

Os jogadores mais assíduos da franquia já conhecem nada foda coelhinho. O personagem aparece ao longo dos jogos de Silent Hill, no entendo, é no quarto que ele tem uma presença mais assustadora. Sempre que Henry Townshend, o protagonista da história, espia pelo buraco na parede de seu quarto para tentar ver alguma coisa de Eilleen Galvin, sua vizinha, ele pode ver Robbie na cama. E, ao longo do jogo, o coelho ainda troca de posição, chegando a encarar Henry.

1 – Easter Egg (GTA Vice City)

Para quem não sabe, easter egg é uma expressão de língua inglesa e, literalmente, significa “ovo de páscoa”. GTA sempre foi uma franquia de game que adora uma boa zoação e seus jogos sempre estão recheados de referências. Por isso, nada melhor do que fazer uma referência à referência, como assim? Em GTA Vice City existe um lugar no qual você pode encontrar um ovo de páscoa em exposição. Simples, besta e incrível!

Lembra de mais alguma referência à cultura pop em jogos de videogame? Já sabia de todos esses presentes na lista? Compartilhe sua opinião com a gente.