5 símbolos famosos que perderam seus significados originais

POR Fabiana Souza    EM Entretenimento      14/09/15 às 18h50

Desde a antiguidade é possível identificar símbolos que de alguma forma fazem parte da existência da humanidade. Símbolos esses que muitas vezes são usados como objeto de identificação, seja em forma de religião, emblema, bandeiras, gestos, enfim, ícones das mais variadas formas e significados.

O fato é que por serem símbolos muitas vezes de centenas (e até mesmo milhares) de anos, ao longo do tempo, seu significado foi se perdendo ou sendo modificado pelo homem. Hoje podemos ver imagens usadas, muitas vezes, com o significado oposto ao que foram criadas. Confira uma lista com alguns desses símbolos:

1 - Crânio com Ossos Cruzados

ossos-icone-cranio-vetor-cruzado_23-2147495497

O símbolo da caveira com ossos cruzados tem o significado bem claro na atualidade que é o de alarmar sobre elementos venenosos, tóxicos ou perigosos para o homem de um modo geral.

Porém, seu significado histórico simbolizava outra coisa; as bandeiras de piratas, "Jolly Roger", como eram conhecidas. A teoria diz que a origem desse nome provém de um grupo de piratas da Ásia.  No entanto, a Espanha utilizava o mesmo símbolo para demarcar alguns cemitérios, o que fortificou ainda mais a relação do símbolo com os piratas, pois por ser visto como sinônimo de morte, causava a sensação de medo.

2- Estrela de Davi

Estrela+de+David+gold+031

Símbolo do Judaísmo, a estrela de Davi é um hexagrama simples que dá o formato de uma estrela de seis pontas. Antigamente era usado em escudos durante as batalhas pelo povo de Israel, pois seu significado em hebraico é "Escudo de Davi".

Embora sua relação com o povo judeu seja antiga, até 1897 não era considerado um símbolo oficial da nação, o que o levou a ser usado também no budismo, hinduísmo e jainismo. A estrela contém vários significados, mas é importante salientar que o símbolo não representa exclusivamente o judaísmo.

3 - O símbolo de paz

symbol-peace_00400916

Muitos de nós tem esse símbolo associado com o movimento Hippie da década de 60, outros com a representação da liberdade, mas seu significado mais popular nos dias de hoje é o da paz. Porém, ambos estão errados.

O símbolo foi projetado por um homem chamado Gerald Holtom, com uma única mensagem: O desarmamento nuclear. Segundo Gerald, o símbolo representa um homem com os braços para baixo, ou seja, de mãos vazias. O símbolo foi projetado também para lembrar as letras D e N, de "nuclear disarmament" (desarmamento nuclear).

4 - O Símbolo de 'Ok'

size_810_16_9_Gesto_de_ok_com_as_mãos

Para a maioria dos americanos o gesto com os dedos significa "Ok", que quer dizer "tudo bem", "eu estou bem" ou "eu concordo". Porém, é preciso cuidado para usá-lo, pois o gesto tem vários significados.

Em algumas culturas o gesto não é conhecido, logo, não significa nada. Já em outras, como na européia, é ofensivo, porque significa reduzir alguém "à zero" ou incompetente. Já na América do Sul e no Mediterrâneo é um sinal para o ânus.

No entanto, o símbolo tem outro significado muito mais antigo. Derivado do budismo e hinduísmo, o gesto é usado em "discussões sábias" quando quer dizer que alguém é sábio. Também simboliza mente e aprendizado.

Em muitos artefatos budistas fabricados atualmente, Buda aparece gesticulando esse sinal.

5 - Chifres

ch

O gesto com os dedos sinalizando chifres é bem popular atualmente. Principalmente em shows de Heavy Metal, em que foi batizado como "chifres do diabo" pelo músico Ronnie James Dio, ícone do estilo musical. A denominação se espalhou e desde então o símbolo tem sido associado ao satanismo. Já nos países Bálticos, é preciso cuidado ao utilizar esse gesto, pois sinalizar os chifres do diabo para alguém nesses países quer dizer que você teve relações sexuais com o cônjuge dessa pessoa.

Porém, assim como o gesto de 'Ok', os 'chifres do diabo' tem sua verdadeira origem do budismo e do hinduísmo, e não tem nada a ver com rituais satânicos. O gesto, na verdade, significa o "banimento" e é usado para afastar o mal.

Fabiana Souza
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+