5 símbolos que tinham significados completamente diferentes quando foram criados

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      14/04/15 às 18h17

O ser humano se expressa através das mãos e do corpo. É um elemento essencial no processo de comunicação, encontrando-se difundido pelo cotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto.

Os gestos podem ganhar diversos significados de acordo com a localidade e a cultura de uma região. Os símbolos a seguir foram criados com uma proposta mas acabaram ganhando um significado totalmente diferente com o passar do tempo.

Tio Sam

2

Tio Sam é a personificação nacional dos Estados Unidos da América e um dos símbolos nacionais mais famosos do mundo. O nome Tio Sam foi usado primeiramente durante a Guerra anglo-americana de 1812 como uma caricatura que criticava o governo britânico (representado pelo Tio Sam Original), mas só foi desenhado em 1870.

Ele é geralmente representado como um senhor de fisionomia séria com cabelos brancos e barbicha. Há fontes que vêem uma semelhança do rosto de Tio Sam com o do presidente Andrew Jackson, outras com o do presidente Abraham Lincoln. O Tio Sam é representado vestido com as cores e elementos da bandeira norte-americana - por exemplo, uma cartola com listras vermelhas e brancas e estrelas brancas num fundo azul, e calças vermelhas e azuis listradas.

Em 1917, o artista James Flagg desenhou-o em um cartaz com o dedo em riste e com a frase "I Want You for U.S. Army" ("Eu Quero Você para o Exército dos EUA"), encomendado pelas Forças Armadas americanas, que recrutava soldados para a Primeira Guerra Mundial. Este poster foi inspirado pelo cartaz de Lord Kitchner, feito três anos antes do Tio Sam. Kitchener era o Secretário de Guerra da Grã-Bretanha quando estourou o conflito.

Mão chifrada era um sinal de boa sorte

3

É um símbolo conhecido por vários termos. Nos dias de hoje é muitas vezes considerado um sinal de adoração a ritos satânicos, tendo sido amplamente utilizado em diversas culturas ancestrais, principalmente mediterrâneas, como um sinal de proteção contra o mal e de boa sorte (na Itália é como um equivalente das tradicionais três batidas na madeira). Foi introduzido ao gênero heavy metal por Ronnie James Dio quando este estava no Black Sabbath.

O uso da mão chifrada às vezes é utilizado em um tom de ironia, visto que o heavy metal em geral já era uma música considerada satânica pela cultura popular, os precursores do metal adicionaram esse símbolo afim de ironizar, e consequentemente aumentar ainda mais esse clichê criado pela população.

Hang Loose era usado para ofender deficientes

4

O gesto de shaka, conhecido no Brasil como hang loose é um gesto usado tipicamente por surfistas e praieiros para saudações em geral. O gesto é efetuado com uma das mãos com os dedos polegares e mindinhos eretos, e o resto fechado, formando um gesto parecido com a letra Y. Pode ser acompanhado com um movimento similar a um tchau.

Originalmente, segundo um jornal local de Honolulu, o símbolo era uma imitação pejorativa do gesto a Kalili Hamana de Laie, que perdeu os três dedos do meio de sua mão quando trabalhava colhendo cana-de-açúcar em Kahuku. Por esta razão, Hamana passou a vigiar os carros de açúcar, que quando ficavam completamente esvaziados, fazia o gesto, como quisesse dizer, OK, ou tudo bem, o que com o passar dos anos, tornou-se o shaka.

É claro que hoje você pode fazer o hang loose onde você quiser sem nenhum sentido pejorativo, na foto inclusive vemos o presidente dos EUA utilizando o gesto que se popularizou no mundo inteiro de maneira inocente e agradável.

Olho da Providência

5

O Olho da Providência é um símbolo exibindo um olho cercado por raios de luz ou em glória, muitas vezes dentro ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide. Costuma ser interpretado como a representação do olho de Deus observando a humanidade, mas não necessariamente significa que pertença a Ele. É bastante usado na simbologia da maçonaria. Está presente do verso do Grande Selo dos Estados Unidos. Atualmente muitas pessoas associam esse símbolos com teorias da conspiração Illuminatis.

Skinheads

6

É uma subcultura originária dos jovens da classe operária no Reino Unido no final dos anos 1960 e, mais tarde, espalhada para o resto do mundo. Chamados desta forma devido ao corte de cabelo, os primeiros skinheads se originaram dos mods britânicos, e foram fortemente influenciados pelos rude boys jamaicanos que imigraram para a Inglaterra nessa época, em termos de moda, música e estilo de vida.

A subcultura skinhead era originalmente baseada nestes elementos, e não na política nem em questões raciais. No final dos anos 1970, entretanto, a raça e a política viraram fatores determinantes, gerando divergências e divisões entre os skinheads. O espectro político dentro da cena skinhead abrange da extrema-direita à extrema-esquerda, apesar de muitos skinheads serem apolíticos.

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+