5 universos de séries famosas que são conectados e você não sabia

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      20/02/17 às 19h12

A impressão que temos quando acompanhamos alguma série de TV é que elas possuem seu próprio universo, e são a parte de todas as outras. Por exemplo, não imaginamos que os ambientes que existem em Friends sejam os mesmos que existem em How I Met Your Mother ou em Sex and the City. Embora os três programas possuam Nova York como cenário em comum, não passa pela cabeça do espectador que estão todos no mesmo universo. Esta interação não é algo que acontece frequentemente, mas há casos.

Os mais conhecidos são os crossovers, algo que acontece principalmente quando as séries são do mesmo canal de televisão, porém as recorrências vão além. Às vezes os programas compartilham os mesmos criadores, outro fato que torna o universo unificado ainda mais fácil de existir. Por isso, a Fatos Nerd separou cinco casos em que séries compartilham do mesmo universo.

1 - Family Matters, Full House, Boy Meets World e Step by Step

Existe uma expressão, originária da década de 1960, que diz Thank God it"s Friday (Graças a Deus é Sexta-feira). O canal de televisão americano ABC, muito esperto, pegou essa expressão para usar na sua grade de programação de sexta-feira. As séries Family Matters, Full House, Boy Meets World e Step by Step não apenas dividiam a mesma emissora, como também o mesmo dia de transmissão.

As conexões aconteceram quando Steve Urkel (JaleelWhite), personagem de Family Matrers, aparece em Full House como amigo de Stephanie (Jodie Sweetin) e ainda oferece conselho sobre óculos. Em um episódio de Step by Step ele ajuda seu amigo Mark Foster (Christopher Castille) em sua apresentação na feira de ciências. Urkel também envia uma carta para seu amigo da Filadélfia, Cory Matthews (Ben Savage), o protagonista de Boy Meets World.

2 - Meninas Superpoderosas, Laboratório de Dexter e Samurai Jack

Neste caso temos a seguinte situação: existir no mesmo lugar, mas não ao mesmo tempo. Em Samurai Jack vemos um cartaz em um prédio que é igual a outro que aparece em Meninas Superpoderosas, algo que levou muita gente à teoria de que a história se passa em um futuro pós-apocalíptico de Townsville. Por outro lado, Dexter aparece várias vezes no desenho das meninas, normalmente entre a multidão e algumas vezes na escola. Embora não haja confirmação oficial de Samurai Jack, as outras duas séries estão, de fato, confirmadas no mesmo universo, até porque os criadores garantiram que estão todos na mesma série escolar.

3 - Friends, Mad About You e Seinfield

Vejam só, a primeira aparição de Ursula Buffay (Lisa Kudrow) foi em Mad About You, e somente depois disso ela fez sua participação em Friends como a gêmea de Phoebe. Em ambas as séries ela apareceu como uma garçonete: na primeira ela trabalhava no restaurante Riff"s, já na segunda esse foi apenas um pretexto para liga-la à Phoebe.

Em um episódio de Friends, Jamie (Helen Hunt) aparece e confunde Phoebe com Ursula. Já Cosmo Kramer (Michael Richards), de Seinfeld, aparece em um episódio de Mad About You interessado em comprar o apartamento de Paul (Paul Reiser). Ou seja, pela lógica, está tudo conectado!

4 - G.I Joe, Transformers, Inumanoides e Jem

Neste caso, as quatro séries animadas são ligadas por apenas um personagem, Hector Ramirez. Por exemplo, no começo de G.I Joe ele aparece como um jornalista, uma paródia clara de Geraldo Rivera, importante jornalista americano. Na verdade, esse é um personagem que está constantemente presente nas produções do estúdio Sunbow Entertainment, tanto que, oficialmente, esses eventos são conhecidos como Sunbowverse.

5 - Wonderfalls, Dead Like Me, Pushing Daisies e Hannibal

Falando em "verses", o roteirista e produtor Bryan Fuller já é tão acostumado a juntar seus universos que ele é conhecido como Fullerverse. Todas as séries acima são suas criações. Um exemplo, a personagem Gretchen Speck-Horowitz (Chelan Simmons) foi criada para Wonderfalls, mas ela também aparece em Hannibal. Quando a produção é de Bryan Fuller podemos sempre esperar personagens de outras séries fazendo aparições aqui e ali: é como uma assinatura do produtor.

Gostaram da lista? Já sabiam das conexões? Acrescentariam mais algumas aparições não tão conhecidas assim? Fiquem à vontade para comentar. Lembrando que não temos intenção de impor verdades nenhuma, nem de desrespeitar ou ofender ninguém, nosso intuito é apenas de informar, instigar e entreter mentes curiosas.

Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Instagram: @gabinoronhaf

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+