6 alimentos que te ajudam na hora de dormir (e 5 alimentos que acabam com sua noite de sono)

POR Natália Pereira    EM Curiosidades      29/05/18 às 19h35

As noites de sono são extremamente preciosas para as pessoas e refletem na sua saúde e disposição no dia-a-dia mas, ainda assim, acabam sendo desvalorizadas pela correria do cotidiano e pela falta de tempo. Afinal, toda essa agitação acaba fazendo com muitas pessoas tenham insônia e não consigam cumprir a quantidade de horas de sono indicada - de 7 a 9 horas por noite. E, para se ter uma ideia da gravidade do assunto, uma pesquisa do ano passado afirmou que 40% dos brasileiros sofre com o problema, ou sofreram nos últimos 12 meses.

Mas, por que isso acontece? Na verdade, existem diversos fatores que podem contribuir com a insônia e um delas está relacionada a sua alimentação. O que significa que, ao adequá-la, suas noites de sono podem acabar melhorando consideravelmente. Afinal, existem alimentos que, quando ingeridos de noite, podem tirar o seu sono ou te ajudar a dormir. E, se você costuma enfrentar esse problema, talvez seja uma boa ideia dar preferência a alguns alimentos ao invés de outros.

Alimentos que ajudam a dormir

1 - Banana

As bananas são ótimas tanto para o seu sono quanto para a sua saúde vascular. E, o motivo para te auxiliarem a dormir é que, em sua composição, elas contém magnésio e potássio, responsáveis pelo relaxamento muscular, e carboidratos, que também te ajudaram a dormir.

2 - Nozes

Assim como as amêndoas, pistaches e castanhas, as nozes podem ajudar na hora de dormir. Isso por que elas são ricas em magnésio e vitamina B6. Mas, se tratando delas, é bom tomar certo cuidado. A indicação é de que ingira apenas um punhado por dia.

3 - Mel

Aparentemente, uma única colher de mel é o suficiente para liberar melatonina - hormônio do sono, em nosso corpo. E, ao mesmo tempo, desativar a orexina, responsável por nos mantes alerta.

4 - Cereja

As cerejas são um dos únicos alimentos que estimulam a melatonina, 'hormônio do sono', naturalmente. Além disso, estudos mostram que o seu suco natural pode ajudar as pessoas com insônia crônica a terem uma noite de sono com mais qualidade e durabilidade.

5 - Leite

Você se lembra de tomar leite antes de dormir, quando era criança? Pois é, acontece que esse costume pode realmente ajudar. Isso por que ele contém aminoácido triptofano, responsável por melhorar o humor. O que, consequentemente, te dará uma melhor noite de sono.

6 - Peru

Além de ser uma ótima donte de proteína, o peru também tem triptofano. Isso vai fazer com que você fique satisfeito por mais tempo e o acompanhamento com uma salada vai ajudar na digestão. O que te deixará melhor para dormir.

Alimentos que prejudicam o sono

1 - Hambúrguer (Comidas gordurosas)

Os hambúrgueres são repletos de ingredientes gordurosos que pioram ainda mais a sua noite de sono. Isso por que, quando mais gordura você come, mais o seu corpo vai demorar para digeri-la. O que vai acabar dando mais trabalho para o seu corpo, fazendo com que ele demore para poder relaxar. O que, claramente, serve para demais comidas gordurosas.

2 - Tacos (Comidas apimentadas)

Comer comidas apimentadas, como os tacos mexicanos, vai fazer com que o organismo trabalhe em dobro. O que, mais uma vez, impede que ele descanse. O que significa que, obviamente, deve ser evitado antes de dormir.

3 - Chocolate

Os chocolates contém muito açúcar o que, consequentemente, faz com que você fique alerta por mais tempo. Além disso, eles também possuem cafeína, o que só intensifica ainda mais o seu estado de alerta e agitação. Por isso, pelo menos durante a noite, é melhor evitá-los.

4 - Café

As pessoas tomam café para ficarem alertas, o que já deixa claro que este não deve ser tomado a noite. A cafeína acaba sendo responsável pela sua agitação e, por isso, assim como no chocolate, qualquer alimento com grande quantidade dela deve ser evitada.

5 - Bebidas alcoólicas

Apesar de muitas pessoas sentirem que estão com sono depois de ingerirem bebidas alcoólicas, como o vinho, estudos afirmam que ele não seria bom. Isso porque, aparentemente, ele seria metabolizado rápido de mais. Fazendo com que você acorde diversas vezes durante a noite ou simplesmente não consiga ter um sono profundo.

Incrível ver como os alimentos podem nos ajudar a ter uma boa noite de sono, ou destruir toda ela, concorda? Tem o costume de comer alguma dessas coisas antes de dormir? Comente aí em baixo se tentar e obter algum resultado.

Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+