• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

6 coisas bizarras que podem acontecer com o corpo humano

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      15/04/15 às 19h27

Doenças são por si só situações dramáticas e bizarras, em que nos sentimos estranhos e parecemos não conhecer nosso próprio corpo, tomado por parasitas e vírus. Mas imagine só sentir-se fora do normal por situações menos convencionais que uma gripe ou infecção alimentar. A natureza é insuperável quando o assunto é criatividade, então descubra aqui transtornos que você provavelmente nem sabia que era possível ter:

Litopédio

24

Litopédio é quando um bebê morre durante a gravidez e é calcificado dentro do corpo da mãe. Em casos em que o feto morre no corpo da mãe, geralmente o tecido se desfaz e é absorvido pelo organismo da mulher, ou expulso. Entretanto, em raros casos o feto é calcificado — um dos métodos de defesa do corpo contra corpos estranhos —, um fenômeno conhecido como litopédio (de lito - pedra, pedo - criança; "criança de pedra").

Litopédios começam normalmente como uma gravidez fora do útero, geralmente nas tubas uterinas. Em situações raríssimas, o feto se fixa na cavidade abdominal, como nos intestinos, no ovário, ou até mesmo na aorta, condições perigosas.

Um trabalho publicado no Journal of the Society of Medicine, em 1996, apontou apenas 260 casos de litopédio conhecidos pela medicina. O mais antigo deles era de uma senhora francesa que faleceu em 1582, com 68 anos, Madame Colombe Chatri, que se queixou de dores de barriga por 28 anos.

Síndrome da Mão Alienígena

25

É uma doença neurológica incomum na forma na qual os membros do paciente parecem adquirir vida própria. O membro — a mão, por exemplo — passa a realizar tarefas complexas e involuntárias, como abrir botões da camisa ou retirar as roupas do corpo. Na maioria das vezes a pessoa não percebe que o membro está executando movimentos.

Pessoas elétricas

Flashgun

Esse tipo de síndrome vem sendo registrado desde 1786, com relatos de pessoas que conseguem desligar ou ligar postes de luz simplesmente passando perto deles. Existe até uma fundação para investigar o fenômeno, o SLIDE (Intercâmbio de Dados sobre Interferências em Postes de Luz).

Síndrome de Stendhal

29

 

É uma doença psicossomática bastante rara, caracterizada por aceleração do ritmo cardíaco, vertigens, falta de ar e mesmo alucinações, decorrentes do excesso de exposição do indivíduo a obras de arte, sobretudo em espaços fechados.

Dançomania

27

Foi um fenômeno social ocorrido basicamente no continente europeu entre os séculos XIV e XVIII; era constituído por grupos de pessoas, às vezes centenas de uma só vez, que dançavam de forma incontrolável e bizarra. Homens, mulheres e crianças saíam dançando pelas ruas de vilarejos ou cidades, ocasionalmente espumando pela boca até desmaiarem de cansaço.

Hipertimesia

28

Imagine ser capaz de lembrar do que já aconteceu, em qualquer período da sua vida, com uma riqueza infinita de detalhes? Assim são as raras pessoas que têm hipertimesia, como a atriz Marily Henner, uma das 6 pessoas diagnosticadas até hoje com o "transtorno", que na verdade está mais para um superpoder.

 

Próxima Matéria
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+