Curiosidades

Quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? A ciência responde

0

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Talvez essa seja uma das perguntas mais antigas da humanidade. Mas ela finalmente pode ter uma resposta definitiva.

Ao menos é o que afirmam alguns cientistas. Segundo eles, o ovo surgiu antes da galinha. Tendo em conta a teoria da evolução, seria necessário um ovo com um zigoto de galinha dentro, para a galinha nascer.

Por outro lado, outro grupo de cientistas afirma que não é bem assim. Que foi a galinha quem surgiu primeiro. Qual deles está correto?

O ovo

ovvo

Para um grupo de cientistas, o ovo com o pintinho dentro teria surgido primeiro. Já que uma espécie evolui de outra mais primitiva, de acordo com a teoria de Darwin. Assim, as aves, incluindo as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos.

Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando descendentes diferentes, que acabam formando outra espécie ao longo dos anos.

Os ascendentes da galinha doméstica que conhecemos hoje, a Gallus gallus domesticus, colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro. Por isso, o ovo teria vindo primeiro.

 

A galinha

pint

Certos de que o ovo havia surgido primeiro, outro grupos de cientistas refutaram essa teoria. Tudo graças a uma pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwich, realizada em 2010.

De acordo com essa pesquisa, a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Sendo assim, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.

Mas de onde surgiu a primeira galinha que botou esse ovo? De uma “versão” anterior da galinha, conhecida como protogalinha, que pôs um proto-ovo com uma mutação genética.

Foi a partir deste ovo mutante que nasceu a galinha como a conhecemos hoje. Neste caso, tecnicamente, a galinha veio primeiro e começou a botar ovos de galinha. Ao contrário do que dizia a teoria anterior.

O que realmente é a tripofobia? Conheça o transtorno das pessoas que tem medo de buracos!

Artigo anterior

6 coisas bizarras que podem acontecer com o corpo humano

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido