Os indígenas eram maioria antes da expansão da Europa em direção a América em 1500. No Brasil, ainda existem diversas etnias indígenas. Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o termo índio surgiu pois os europeus estavam procurando rotas alternativas para chegar a Índia. Quando descobriram novas terras e perceberam que elas não faziam parte da Índia, eles nomearam os povos de índios, em alusão aos indianos.

A maioria dos índios no nosso país eram semi-nômades e viviam da caça, pesca, coleta e agricultura em menor escala. Estima-se que existiu cerca de 2.000 tribos no século 16. A maioria desses grupo foram vítimas de genocídio devido a colonização europeia.

A população indígena foi morta em grande pelas doenças vindas da Europa. Isso não impediu que eles deixassem seu legado. Esses grupos ajudaram no avanço da medicina, no desenvolvimento material e cultural. Confira algumas coisas que existem graças aos indígenas:

1- Domesticação de plantas

noroeste_26

Os indígenas auxiliaram os portugueses na domesticação de plantas como tabaco e mandioca, itens que auxiliaram na expansão do país e da agricultura.

Publicidade
continue a leitura

2- Rede para dormir

download

A rede para dormir geralmente é feita de tecido e fica suspensa por duas extremidades amarradas em ganchos, árvores ou qualquer outro tipo de objeto que possa sustentar o objeto. A rede era chamada de "rede de ini" pelos nativos. Ela era extremamente útil em longas viagens de desbravamento.

3- Jamaxin

wrap-sling-canguru-carregador-de-beb-sling-modelo-luxo-861201-MLB20279421272_042015-F

Publicidade
continue a leitura

O Jamaxin era uma cesta em que se podia carregar os bebês e produtos derivados da agricultura, caça e pesca. O objeto podia ser usado na cabeça ou nos ombros.

4- Farinha de mandioca

farinha-de-mandioca

Os europeus não conheciam a farinha de mandioca. A raiz era considerada venenosa devido a presença de ácido cianídrico. Entretanto, os indígenas tinham técnicas para tirar as substâncias tóxicas da raiz.

5- Tipiti

Publicidade
continue a leitura

espremedor de batatas

Era uma espécie de cesto que era utilizado para espremer a mandioca moída para retirar o veneno da raiz.

6- Banho diário

quanto-se-gasta-tomando-banho

O hábito de tomar banho todos os dias foi invenção indígena. Os europeus até hoje se surpreendem com esse hábito brasileiro.

Publicado em: 26/01/16 14h34