• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

6 coisas que você está fazendo errado e que podem colocar sua segurança em risco na internet

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      09/07/18 às 14h26

É de suma importância, talvez mais do que nunca, proteger nossos dados e os dispositivos que nos conectam à internet. No entanto, a grande maioria das pessoas ainda é negligente. Ou ainda, opta por alternativas fáceis e convenientes, o que pode acabar colocando a segurança em risco. Malwares, vírus e gente mal intencionadas estão por aí a espreita de uma pequena falha para infectar seus aparelhos e roubar informações e acessos. Tudo que pode tornar sua vida um verdadeiro inferno.

Aqui na Fatos Desconhecidos já escrevemos sobre 7 dispositivos que solucionam a maior parte dos nossos problemas com tecnologia7 formas assustadoras que eles estão coletando nossos dados. Hoje, listamos algumas coisas que você pode estar fazendo errado e que podem comprometer a sua segurança online. Confira!

1 - Assistir a filmes e séries ilegalmente

Apesar dos serviços de streaming, como o Netflix, que de certa forma flexibilizaram o acesso ao entretenimento, muitas pessoas ainda recorrem a métodos "alternativos" para assistir filmes, programas, esportes e séries. Porém, se você está assistindo a um streaming gratuito ilegal ou baixando, automaticamente você está confiando em quem está fornecendo o material.

Este tipo de serviço gratuito atrai milhares de criadores de Malwares e outras ameaças a seus dispositivos. É deste modo que se utilizam de qualquer falha na segurança para roubar senhas ou espionar tudo o que você está fazendo em seu computador, por exemplo.

2 - Compartilhar suas contas e senhas com outras pessoas

O compartilhamento de senhas é algo muito comum. O que não significa que seja uma prática, nem de longe, segura. Além de você correr os riscos de ter sua conta banida, por violação de regras, o compartilhamento também torna suas contas e dispositivos mais vulneráveis.

E isso pode acontecer de diversas formas, uma vez que nem todas as pessoas podem tomar as devidas precauções para evitar que Malwares e aplicativos maliciosos, por exemplo, tenham acesso à suas informações.

3 - Códigos PIN e padrões de desbloqueios fáceis

Atualmente, ter uma senha que dificulte o acesso de qualquer pessoa a seus dispositivos, como celulares, computadores e tablets, é imprescindível. Senhas de seis a oito dígitos podem tornar a tarefa de alguém que deseja invadir seu gadget algo bem complicado. Inclusive em casos de roubos e furtos.

No Android, por exemplo, você pode configurar uma senha de até 16 caracteres. Já no sistema da Apple o limite é de até 37 caracteres. Um código PIN grande muitas vezes pode ser até mais seguro do que a biometria. Tudo porque ele não pode ser falsificado ou adivinhado.

4 - Conectar dispositivos USB desconhecidos

Pendrives USB podem facilmente ser infectados por vírus e Malwares. Uma vez inseridos em seu computador eles podem dar inicio a execução de códigos infecciosos e infinitas possibilidades de problemas podem vir acontecer. Ou seja, é melhor tomar cuidado com o que você pluga em seu computador.

Serviços de armazenamento na nuvem tem facilitado as coisas atualmente, mas os dispositivos USB ainda são facilmente encontrados em ação por aí. Caso seja inevitável a utilização de um desses dispositivos, tente se certificar a sua procedência antes de utilizá-los.

5 - Deixar sua webcam e microfones descobertos

Com tantas notícias de espionagem e outras falhas de segurança, não é possível garantir que sua webcam ou microfones não sejam o próximo alvo de pessoas mal intencionadas. No entanto, uma fita adesiva, por exemplo, pode tornar esse processo bem mais complicado. A melhor proteção, em um primeiro momento, é a prevenção.

6 - Manter seus aparelhos desatualizados

Atualizações são muito importantes. Com elas, novos certificados de segurança e correções de falhas são instalados em seus dispositivos, o que pode vir a garantir maior segurança online. É importante manter tudo atualizado. Desde o sistema operacional aos aplicativos e programas instalados em seu dispositivo.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+