CuriosidadesEntretenimento

6 filmes famosos que foram oficialmente banidos pela Igreja

0

Os filmes e documentários trazem assuntos e discussões sobre os mais diferentes universos existentes no nosso planeta.

Alguns deles falam de temas que são considerados polêmicos por algumas instituições, como a igreja católica, por exemplo. Você sabia que até mesmo clássicos como o filme Matrix já foi banido por ela por conta de seu conteúdo?

Nossa redação separou para você uma lista com alguns filmes famosos que foram oficialmente banidos pela igreja. Será que você já assistiu a algum deles?

Confira aí os filmes que foram banidos:

1 – A Laranja Mecânica – 1971

https://www.youtube.com/watch?v=dUGydBJrQH0

Os primeiros 30 minutos do filme foram suficientes para fazer com que a igreja o proibísse de ser exibido. Na Grã-Bretanha, a película chocou a igreja com suas cenas fortes de violência, criminalidade e a forma como a narrativa trabalhava o livre arbítrio, um princípio bastante discutido na Bíblia.

2 – Fight Club (Clube da Luta) –  (1999)

“Nudez, linguagem grosseira, palavrões, encontros sexuais antes do casamento, violência excessiva”. Essas são algumas das alegações feitas pela igreja católica que fizeram com que Clube da Luta fosse proibido de ser exibido. Além disso, o final foi considerado “sem sentido”.

3 – Angels in America – 2003

Um dos discursos usados para a proibição foi de que “Angels in America tem falhas e numerosos aspectos preocupantes que fariam muitos espectadores católicos incapazes de suportá-lo”. A adaptação de Tony Kusher traz uma narrativa sobre temas que são mal vistos pela igreja, como a AIDS. Além disso, a história centra-se na vida dos homossexuais. Ainda há cenas de sexo gay e a exibição de anjos que foi considerada polêmica.

4 – O Segredo de Brockeback Mountain – 2006

O Segredo de Brockeback Mountain é uma narrativa convencional que gira em torno do amor de dois cowboys. E o filme acabou não rendendo entusiasmo por parte da igreja. Em alguns países árabes, por exemplo, o filme recebeu doses de censuras e em outros a igreja católica fez questão de dar uma censurada por conta do tema homossexualidade.

5 – Taxi Driver – 1976

A igreja católica condenou o filme e fundamentou seu argumento alegando que o filme era “irracional” e que “carece de uma objetividade”. Além disso, a degradação social exibida no filme e a questão do assassinato do presidente Ronald Reagan ferem um princípio dos dez mandamentos.

6 – Matrix

O intrigante e engenhoso filme foi proibido pela igreja católica  no Egito por conta do trabalho com o conceito de dualidade entre máquina e homem. A alegação era de que “Apesar da alta tecnologia e os efeitos fabulosos do filme, ele lida explicitamente com a questão da existência e criação, que estão relacionados com as três religiões divinas, que todos respeitamos e acreditamos”.

Você já assistiu a algum desses filmes? Mande seu comentário para gente!

8 coisas que os homens são incapazes de compreender

Matéria anterior

10 coisas chocantes proibidas pela bíblia que fazemos sempre

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.