Ciência e TecnologiaCuriosidadesEntretenimento

8 coisas que nós adoramos mas estão destruindo o planeta

0

O estilo de vida que levamos demanda que façamos consumo de recursos naturais. O planeta oferece tudo o que precisamos e o que não vem pronto pelas mãos da natureza, nós transformamos e adaptamos a partir da própria natureza.

Mas não só da natureza. Já conseguimos criar produtos sintéticos e artificiais, mas mesmo estes causam impacto no meio ambiente. E a lógica é muito simples: se não repomos os recursos naturais eles se esgotam. Além desse problema, existe a questão da poluição, que degrada o meio ambiente e torna mais difícil viver, já que a água doce é suja e a atmosfera quente.

Confira 8 coisas que adoramos mas que estão acabando com o planeta em que vivemos.

1- Moda

images

A indústria da moda é uma das maiores do planeta e 1/4 da produção é feita na China. O Brasil é o 4º maior centro de confecção têxtil do mundo. Atualmente essa indústria têxtil descarta entre 40 e 50 mil toneladas de corantes em rios e riachos. Além dos produtos químicos no tratamento e coloração ou alvejamento dos tecidos, existem os agrotóxicos usados para livrar o algodão das pragas.

2- Celulares

celulares-velhos

Uma pesquisa encomendada pela ONG Consumer Reports, nos Estados Unidos, apontou que 40% dos usuários de celulares trocam de aparelho todo ano. Eles trocam por razões diversas, mas a maioria dos aparelhos viram lixo eletrônico, que contamina solos e aterros.

3- Maquiagem

maquiagem-sem-marca-perigo-alerta-abc-de-beleza

Muitos componentes nocivos à natureza estão presentes nas maquiagens. No Blush, por exemplo, costuma-se encontrar ácidos, magnésio, agentes oxidantes e até borracha clorada em altas temperaturas.

4- Cerveja

cerveja

O processo de produção da cerveja demanda grandes quantidades de água, que obviamente deve ser de excelente qualidade. Mas não é só para compor a cerveja. A água é usada nos sistemas de limpeza e decantação.

 

5- Dispositivos USB

pen-drive

Uma pesquisa da agência francesa ADEME revelou que, um pendrive de 512 MB com um arquivo de texto de 200 páginas, onde cada página é lida durante 3 minutos e 100 pessoas leem o documento, o ciclo completo de transmissão e leitura lançará 80kg de CO2 na atmosfera.

6- Sites de busca

download

Outro número obtido pela ADEME foi o de CO2 gerado pelo uso de sites de busca. No nosso país, onde existem cerca de 80 milhões de internautas, as emissões chegam a 792 toneladas de CO2 por ano.

7- E-mail

download

A ADEME mediu também a quantidade de CO2 emitida pelo uso de e-mail em uma empresa com 100 funcionários durante um ano. Cada funcionário enviou 33 e recebeu 58 e-mails por dia, incluindo spans. Em um ano de trabalho, esse uso gera mais de 13 toneladas de CO2.

8- Churrasco

download (1)

Um quilo de carne bovina no Brasil gera em média 10 mil metros quadrados de floresta desmatada, 15 mil litros de água doce limpa consumidos, despejo de boro, fósforo, mercúrio, bromo, chumbo, arsênio, cloro e outros vários elementos tóxicos. Além do consumo de energia elétrica e combustíveis fósseis.

Como você acha que podemos melhorar nossos hábitos de consumo?

7 atores que quase morreram em seus próprios filmes

Artigo anterior

8 sinais evidentes que você pode não estar bebendo água o suficiente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido