Curiosidades

6 sinais científicos de que você está se apaixonando

0

Quando as pessoas se apaixonam é muito comum ouvir alguém dizer que o amor é como um vício, e essas pessoas não estão totalmente erradas. Quando nos apaixonamos, em nosso organismo ocorrem uma série de alterações, que nem imaginamos.

Existem inúmeras variáveis que definem o quanto uma pessoa está atraída por outra, por exemplo: pressões sociais, tendencias culturais, personalidade, número de parceiros disponíveis, entre tantas outras coisas. Mas, o que realmente acontece em nosso organismo quando estamos apaixonados?

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem. Por isso, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com x sinais científicos de que você está se apaixonando. Confira:

1 – Amor à primeira vista

01

Sabe aquele momento em que você acha que encontrou o amor da sua vida? Pois então, nada mais é do que os níveis de adrenalina se alterando. Não à toa sentimos taquicardia, tensão, mãos suadas… A adrenalina é o hormônio que nos faz ficar alertas.

2 – Sensação de satisfação

2 young smiling women lying on grass, looking at each other

O prazer é causado pela liberação de dopamina, além de causar essa sensação, a dopamina é um neurotransmissor que colabora com a criação de hábitos. O que explica a vontade de passar cada vez mais tempo com a pessoa. Quando em excesso, gera os relacionamentos obsessivos.

3 – Pensar 24h por dia na pessoa amada

Young couple in love outdoor

Quando você fica o tempo inteiro pensando em uma pessoa, isso quer dizer que os níveis de serotonina em seu organismo estão baixos. Quando isso acontece, o nível desse hormônio se iguala ao de quem tem TOC (transtorno obsessivo compulsivo). É uma das explicações do porque uma pessoa fica “louca de amor”.

4 – Atração por homens e mulheres

03

Segundo o site Lifehacker, os níveis de testosterona influenciam na atração. Altos níveis de testosterona encontrados em homens, podem causar maior atração por rostos mais femininos. Por outro lado, as mulheres acham os homens com níveis de testosterona altos, mais atraentes. Mas, esses efeitos são desmistificados a curto prazo.

5 – O cheiro também atrai

06

Alguns estudos também mostraram que os homens se atraem por mulheres com altos níveis de estrogênio e de seu ciclo de ovulação. Por exemplo, um estudo mostrou que homens que cheiravam blusas de mulheres que estão ovulando, tinham seus níveis de testosterona elevados.

6 – A necessidade de fidelidade

Young couple looking into each other's eyes. Romantic young couple sitting on hood of their car enjoying the moment outdoors with copy space. Young couple in love on a road trip.

É causada por conta da diminuição da dopamina que, com o decorrer do relacionamento, é cada vez menos liberada. Esse fato acarreta na atividade do CRH (hormônio liberador de corticotrofina). Esse hormônio é responsável por fazer com que você se sinta desconfortável quando está longe da pessoa amada. Por exemplo, o nível de vasopressina nos homens aumenta, essa se trata de uma molécula que está diretamente ligada à comportamentos territoriais, fazendo com que o homem sinta a necessidade de proteger a companheira, além disso, também faz com que a necessidade de fidelidade aumente.

Então pessoal, vocês já sabiam desses efeitos no organismo de uma pessoa quando ela se apaixona? O que mais vocês sabem sobre esse assunto? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

12 vilões mais perturbadores e adorados por todo mundo

Artigo anterior

9 coisas que só as pessoas insensíveis vão entender

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido